segunda-feira, 6 de agosto de 2012

É possivel medir audiência no mundo digital?



Segundo o prof. da ESPM Pedro Waegertner é mais fácil medir a audiência no mundo digital do que no ambiente off line.

Cada ação nossa no mundo digital, uma busca, acesso, compartilhamento, qualquer coisa que seja deixa algum tipo de rastro, por exemplo: se um cliente entra num PDV e passa por vários setores, não teremos como saber quais os produtos de interesse dele, já numa loja virtual a situação é totalmente diferente, cada clique deste “consumidor-internauta” gera dados que pode ser utilizado posteriormente, como perfil de pesquisa, produtos de interesse, indicadores, entre tantos outros.

Quanto às estratégias, o meio digital também nos fornece mais assertividade, como já falei, este ciclo que o consumidor faz é bem mais claro, logo as estatísticas são exatas, o que possibilita ao Planner desenvolver uma solução pautada num comportamento concreto.

Segundo relatório da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), a internet é hoje o segundo veículo com maior receita publicitária no país. No total corresponde a 11,98% da fatia total da publicidade do primeiro semestre de 2012.

Então devo investir em on ou off?

Em publicidade não existe esse ou aquele, as táticas de mídia e seleção dos meios devem ser vistos como integrados onde um meio apoia o outro, ou seja, a mídia hoje precisa ser multicanal, onde cada ambiente gera sinergia para o outro. A palavra de ordem é integrar!

Use e abuse da mídia digital, não esqueça do off e tenha sucesso.

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário