Sempre
defendi o posicionamento de que você, na condição de profissional, possui exatas oito horas diárias para
desenvolver suas atividades e executar com eficiência o que lhe é demandado, se
o trabalho lhe exige continuamente (quase sempre) ultrapassar o horário de
expediente, pare e repense, pois algo vai errado.
A explicação para o fato
acima pode ser três fatores – estamos diante de alguém incompetente, haja vista que não consegue finalizar suas ações
rotineiras; podemos estar nos referindo a um workaholic ou ainda a um workalover.
Opa!
Mas o que seria um workaholic e workalover?
Se você não trabalha necessariamente
por paixão ou no mínimo com satisfação, se o trabalho lhe absorve de maneira
negativa, lhe tirando do convívio social, se você tem foco em metas e
resultados, pouco se preocupando com as pessoas ao seu redor, você é um
workaholic.
Segundo a Revista Você RH, “o
workaholic possui alguns traços bem marcantes: é alguém voltado a resultados e
pouco sensível às necessidades das pessoas; estas sempre serão para ele um meio
para alcançar suas metas. Nunca poderá ser um líder no sentido pleno da palavra
porque faltam-lhe as características fundamentais da liderança:
autoconhecimento, autogoverno e capacidade de formar pessoas.”
Já
o Worklover é alguém que ama não só o que faz enquanto atividade profissional,
como também tudo que pode está ligado a ela, como o relacionamento
interpessoal, por exemplo.
O
ponto chave do worklover é que ele uma
pessoa que ama sua profissão (ou profissões – se tiver mais de uma) e sabe
equacionar o seu tempo tendo em conta todas as suas obrigações como líder,
subordinado, membro de uma família, entre tantas outras coisas, ou seja, é uma
pessoa que possui equilíbrio interior.
E
ai, você é o que, worklovers ou workaholics?
@coelhofernando
olha rapaz não sabia dessas denominações.. gostei muito do post Fê arrasou como sempre.. acho que todo publicitário que se preze é um worklovers não é verdade?! rs...
ResponderExcluirPura Verdade Ruana! Worklover! Precisamos ser apaixonados pelo mercado, clientes, jobs e criatividade!
ResponderExcluir