quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Você é worklovers ou workaholics?

Sempre defendi o posicionamento de que você, na condição de profissional,  possui exatas oito horas diárias para desenvolver suas atividades e executar com eficiência o que lhe é demandado, se o trabalho lhe exige continuamente (quase sempre) ultrapassar o horário de expediente, pare e repense, pois algo vai errado.

A explicação para o fato acima pode ser três fatores – estamos diante de alguém incompetente, haja vista que não consegue finalizar suas ações rotineiras; podemos estar nos referindo a um workaholic ou ainda a um workalover.

Opa! Mas o que seria um workaholic e workalover?

Se você não trabalha necessariamente por paixão ou no mínimo com satisfação, se o trabalho lhe absorve de maneira negativa, lhe tirando do convívio social, se você tem foco em metas e resultados, pouco se preocupando com as pessoas ao seu redor, você é um workaholic.

Segundo a Revista Você RH, o workaholic possui alguns traços bem marcantes: é alguém voltado a resultados e pouco sensível às necessidades das pessoas; estas sempre serão para ele um meio para alcançar suas metas. Nunca poderá ser um líder no sentido pleno da palavra porque faltam-lhe as características fundamentais da liderança: autoconhecimento, autogoverno e capacidade de formar pessoas.”

Já o Worklover é alguém que ama não só o que faz enquanto atividade profissional, como também tudo que pode está ligado a ela, como o relacionamento interpessoal, por exemplo.

O ponto chave do worklover é  que ele uma pessoa que ama sua profissão (ou profissões – se tiver mais de uma) e sabe equacionar o seu tempo tendo em conta todas as suas obrigações como líder, subordinado, membro de uma família, entre tantas outras coisas, ou seja, é uma pessoa que possui equilíbrio interior.

E ai, você é o que, worklovers ou workaholics?


@coelhofernando

2 comentários:

  1. olha rapaz não sabia dessas denominações.. gostei muito do post Fê arrasou como sempre.. acho que todo publicitário que se preze é um worklovers não é verdade?! rs...

    ResponderExcluir
  2. Pura Verdade Ruana! Worklover! Precisamos ser apaixonados pelo mercado, clientes, jobs e criatividade!

    ResponderExcluir