terça-feira, 13 de maio de 2014

Market Look com Mauricio Nunes

O marketing está em constantes transformações, quando falamos em varejo essa realidade torna-se mais dinâmica ainda. Para conversar um pouco sobre o assunto, convidei o Publicitário Mauricio Nunes, responsável pelo setor de Marketing da Mônaco Motocenter em todo o Maranhão.
Aprecie sem moderação o Market Look de Mauricio Nunes.
Market Look com Mauricio Nunes
Blog do Fernando Coelho: Os clientes estão cada vez mais buscando além da compra, experiências com os produtos e as marcas. Como você enxerga as empresas de varejo no atendimento destas novas demandas?
Mauricio: É sabido que o setor de varejo no mundo em que vivemos está extremamente concorrido, há anos atrás não tínhamos esse volume tão grande de empresas inseridas nesse setor. Na atualidade, para que uma empresa consiga tornar sua marca relevante é preciso sempre trazer experiências inovadoras, na própria loja ou mesmo no mundo on, agregar valor, o cliente precisa de motivos extras para gastar seu dinheiro. Hoje podemos identificar muitos gigantes do varejo que fazem isso muito bem, porém as empresas de menor porte ainda acreditam que para agregar valor é preciso gastar muito dinheiro, o que não é verdade, basta um pouco mais de criatividade, de conhecimento do seu próprio público foco e dos seus concorrentes. Acredito que conhecendo esses pontos básicos, elaborar estratégias a fim de conquistá-los se tornará muito mais fácil.
Blog do Fernando Coelho: As marcas (principalmente do varejo) já se acostumaram a vender o senso de urgência em sua comunicação. Hoje toda promoção é “imperdível” ou “ irresistível”. De que maneira podemos comunicar e atrair tornando a comunicação de fato agradavél e interessante?
Mauricio: Somos sujeitos a milhares de informações todos os dias, o mundo parece que está girando mais rápido, então tudo que é novo rapidamente se torna obsoleto, com as empresas não é diferente, existe uma preocupação muito grande em não deixar que nossos produtos se tornem obsoleto, por isso fazemos uso desse tipo de comunicação. Não sou contra o uso, desde que além de comunicar os nossos preços e promoções, nos mostremos preocupados em satisfazer as necessidades e desejos dos nossos clientes, em facilitar suas vidas e ao mesmo tempo proporcionar experiências positivas. Ahh e também não precisa gritar tanto em um VT e colocar letras tão grandes pra até cego ver rsrs.
Blog do Fernando Coelho: Hoje não se pode mais pensar apenas off e tão pouco somente on. Em sua opinião, as marcas estão sabendo pensar e integrar o on e off de maneira coerente?
Mauricio: O uso das ferramentas disponibilizadas no mundo on-line para uma integração com o mundo off-line e vice-versa, vai depender dos objetivos de cada marca, e claro, das condições financeiras da empresa.
As empresas de grande porte fazem isso muito bem, seja através de campanhas com marketing de guerrilha, aplicativos, QR Codes, Hotsites, redes sociais, enfim. Dispõem de profissionais especializados e até departamentos inteiros responsáveis por provocar essa integração.
Já as empresas de pequeno porte, por exemplo, não conseguem envolver tecnologias e aplicativos sofisticados em ações que integrem esses dois mundos, mas buscam cada vez mais fortalecer e tornar suas marcas mais visíveis, em criar uma maior proximidade com seu público, através de blogs, redes sociais e outras ferramentas muitas vezes de custo zero. Facilitando assim a ida de seus clientes a seus espaços físicos e/ou virtuais.
Blog do Fernando Coelho: O consumidor é um ser ativo nas plataformas sociais digitais. Neste novo contexto, as marcas estão respondendo adequadamente e sabendo conversar com seus clientes?
Mauricio: Elas tiveram que apanhar bastante para aprenderem, prova disso são as dezenas de virais que circularam na internet com críticas e protestos com repercussões absurdas. Hoje as coisas já mudaram bastante, as marcas perceberam que ou dão a devida atenção a seus consumidores seja no mundo on ou off, ou sofrerão conseqüências graves. As marcas hoje utilizam das interações feitas por seus usuários para se promoverem, brincam, fazem rimas, evidenciam seus seguidores e claro, utilizam dessas interações para aprimorem seus produtos, serviços ou até mesmo suas estratégias.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual sua visão do mundo, da vida e do mercado?
Mauricio: Em um mundo de constantes e rápidas transformações, precisamos ser como camaleões, pensar sempre à frente e estarmos sempre preparados para as mudanças, para que elas sirvam de aprendizado e não um fim.
MINI-CURRÍCULO:
Pós Graduando MBA em Marketing pela Faculdade Laboro / Estácio de Sá, Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atualmente responsável pelo setor de Marketing da Mônaco Motocenter em todo o Maranhão.
Atuou na área de Planejamentos de Projetos e campanhas em mídias digitais na agência AG10 Propaganda e realizou um estudo aprofundado sobre: A publicidade nas mídias sociais direcionada para a geração Y. Para visualizá-lo acesse o link =>http://goo.gl/TofM89

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