terça-feira, 20 de maio de 2014

Marketing não é fazer propaganda

Muita gente confunde e muitos profissionais da área se limitam ao titulo deste post. Sempre que pergunto para alguém distante (às vezes nem tão distante assim) da área, o que é marketing, a resposta é quase sempre a mesma: “divulgar a empresa”.
Então, resolvi esclarecer neste texto: MARKETING NÃO É PROPAGANDA.

Marketing é uma ferramenta administrativa, formada por um composto de variáveis, que popularmente chamamos de 4P’s. A função principal do marketing é identificar necessidades e desejos dos consumidores, bem como as oportunidades de mercado e desenvolver soluções que gerem valor.

É verdade sim que muitos departamentos de marketing espalhados pelo Brasil estão mais preocupados em divulgar a marca ou produto, ao invés de posicioná-los. Um gestor de marketing eficiente deve se atentar a todos os detalhes daquele marca: produto, preço, canais de distribuição, comunicação, atendimento ao cliente, responsabilidade social, clima organizacional, estratégias de posicionamento, estudo da concorrência, entre tantas outras demandas.

O gerente de marketing de uma empresa é uma espécie de guardião da marca (imagem) daquela empresa, ele deve se preocupar com todos os aspectos que possibilitem o crescimento da companhia no mercado e na mente dos consumidores, então, se você é acadêmico da área, não cometa o erro de limitar marketing a uma ação de divulgação; se você é profissional de mercado – repense a nomenclatura de seu departamento, ou melhor, as suas atividades.

Compartilhe sua opinião conosco! Você vive neste contexto ou conhece algum departamento de marketing que se limita apenas a função de divulgação?

@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário. Pós-graduando MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário