sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sua marca é Omni-channel?

O consumidor é multicanal! Alguém tem duvidas dessa afirmação?
Meu blog pode ser consumido pelo computador ou celular. O celular que eu comprei, pode ser adquirido em uma loja física, virtual ou social commerce.
As informações que todos nós consumimos vêm de todas as plataformas (ao mesmo tempo): tv, rádio, jornal, outdoor, ruas, mobile, internet.
E agora eu lhe pergunto: - sua marca é multicanal?
Omni-Channel é uma das grandes tendências do mercado e foi apresentada este ano no evento NRF (National Retail Federation – Federação Nacional de Varejo). O conceito explana que não existe mais somente um único canal de compras. O consumidor contemporâneo (geração x, y, e principalmente z) é e cross canal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e pratico pra ele, e mais que isso, geralmente cruza as compras em ambientes físicos e virtuais. Por exemplo, posso comprar um Iphone pela internet e um acessório para o aparelho em uma loja física em um shopping qualquer.
O Omni-Channel traz para o varejo a necessidade (urgente) de possuir uma visão integrada de sua marca, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra e sim a experiência que está tendo com a marca como um todo.
Para os gestores do varejo (principalmente) o grande desafio é olhar todos os canais disponíveis e trabalhar de forma estratégica e sinérgica. Vale lembrar que isso se aplica também a outras entidades, como as públicas, por exemplo.
Pesquisa nos apontam que em 2014, 42% dos consumidores já usaram smartphones para apoio em compras de vestuário e 48% em compras de eletrônicos, só para elucidar.
E ai, sua marca está agindo de forma multi? Sua marca está sendo Omni-Channel?
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Especialista em Administração Estratégica, Pós-Graduando MBA em Marketing.

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