quarta-feira, 7 de maio de 2014

“Internet das coisas” é a grande tendência dos próximos anos

O mundo não é mais o mesmo! Imagina você chegar ao posto de gasolina para abastecer e a bomba de gasolina fazer uma leitura óptica de sua placa, que está conectada com o seu marcador de gasolina via bluetooth e imediatamente determinar a quantidade exata que você necessita abastecer!
Imagina agora, sua geladeira identificar a quantidade de ovos que está faltando na bandeja e você receber um sms em seu celular!
Tudo isso será (ou já é) possível com a internet das coisas.
A internet das coisas é uma revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação interagindo com o ser humano e facilitando sua vida no cotidiano.
MAS, O QUE DE FATO É A INTERNET DAS COISAS?
A internet das coisas consiste na interligação de objetos e aparelhos a grandes bases de dados e redes e a redes das redes, gerando registros de dados sobre cada coisa a ela relacionada.
Tecnicamente é a relação simbiótica entre o mundo físico e o mundo digital, onde ambas se comunicam e interagem com outras entidades do mundo virtual, sejam estes objetos ou pessoas.
De acordo ainda com a Trend Watching, a Internet das Coisas não é puramente transformar qualquer aparelho em um dispositivo conectado ou inteligente, ele precisar facilitar sua vida.
Só para lembrar, não é futurologia, mas algo real! Ontem mesmo vi uma caneca que é interligada ao bluetooth do celular e que informa a temperatura exata do café, bem como o momento que o consumidor pode degustá-lo.
COMO SERÁ EM EXATOS DOIS ANOS?
Segundo especialistas, o grande benefício da internet das coisas será a integração das informações e criação de identidade (e inteligência) eletrônica aos objetos. Essa evolução proporcionará a transformação de objetos estáticos em objetos dinâmicos.
Será possível vermos objetos “falando” uns com os outros e criando uma verdadeira Internet das coisas. A Internet das Coisas vai criar uma rede de centenas de bilhões de objetos identificáveis e que poderão interoperar uns com os outros e com os “data centers” e suas nuvens computacionais.
No futuro, uma caixa de leite trará um sensor que identifica na parte de fora se a bebida está própria para o consumo, deixando uma etiqueta verde se estiver bom e vermelho se não estiver.
Viva a tecnologia!
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Especialista em Administração Estratégica, MBA em Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário