quarta-feira, 30 de julho de 2014

Look Market com Luiza Trajano

O que os consumidores desejam? Como as marcas modernas devem atuar? Atendimento e inovação são os grandes diferenciais no mercado atual? E os clientes internos, qual a estratégia para motivar e reter? Para responder essas perguntas, conversei exclusivamente para o Blog Do Fernando Coelho com Luiza Trajano, Presidente do Magazine Luiza – rede com 744 lojas espalhadas pelo Brasil.
Aprecie sem moderação.
Look Market com Luiza Trajano
Blog do Fernando Coelho: vive-se hoje na sociedade do excesso – são várias empresas vendendo os mesmos produtos, para as mesmas pessoas e com os mesmos discursos. Como é possível se diferenciar neste emaranhado de mesmices?
Luiza: Os produtos e preços podem ser os mesmos, e somente duas coisas irão diferenciar as empresas e, consequentemente, levar a preferência do consumidor: atendimento e inovação.
Blog do Fernando Coelho: você é um fenômeno no comercial brasileiro varejista no que tange a vendas e gestão. Quais as características sine qua non que um gestor deve possuir?
Luiza: Um gestor precisa saber trabalhar com pessoas. Existem diversas outras características necessárias, mas saber lidar e gostar de administrar empresas nas quais as pessoas são o principal patrimônio faz toda a diferença.
Blog do Fernando Coelho: os colaboradores das empresas são espelhos de seus líderes. No varejo muito se fala (e exige) em resultados – alguns empresários não medem esforços para alcançar seus objetivos. Como agir com ética e responsabilidade neste cenário, e mais do que isso, como inspirar a ética no coração dos seus colaboradores?
Luiza: Ética não existe 99%, ou você age de forma totalmente ética ou não. Acredito que a transparência das relações nas empresas é fundamental para os líderes conseguirem envolver toda a equipe. Já fui diversas vezes à nossa TV corporativa dizer que se um vendedor embutir um serviço na venda é demitido por justa causa. Quando um colaborador vê um líder preocupado com ética e sente que é de verdade isso passa a fazer parte dos valores da empresa.
Blog do Fernando Coelho: como você enxerga os lideres do varejo brasileiro? Quais os pontos fortes e de melhoria?
Luiza: Nós reunimos os principais líderes do varejo brasileiro no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e fico extremamente feliz por perceber o compromisso de todos por um Brasil melhor e com mais emprego.
Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu Market look? Qual sua visão de mercado, de vida e de mundo?
Luiza: Gosto muito de uma frase de São Francisco de Assis que está enquadrada na minha sala: "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
MINI-CURRÍCULO:
Luiza Helena Trajano é presidente do Magazine Luiza. Formada em Direito e Administração de Empresas, é responsável pelo desenvolvimento do grupo.  Dentre inúmeros prêmios já recebidos, em 2007, foi eleita a 4ª executiva mais importante da América Latina, pela Revista América Economia. Em 2008, foi homenageada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade com o Prêmio ANEFAC Mulher 2008.

Em maio de 2009, Luiza Helena recebeu o prêmio Executivo de Valor: Os Executivos mais Competentes de cada setor da Economia.  Um dos valores mais presentes na empresa é colocar as pessoas em primeiro lugar, esse é o fruto do investimento e crença da presidente do grupo.

O retorno desse trabalho é que há 16 anos, Magazine Luiza figura entre as “Melhores empresas para Trabalhar”, nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. Em 2010, foi considerada a melhor na prática de Falar com seus funcionários, e em 2011, integrou a lista das 20 melhores na edição da América Latina, sendo a terceira brasileira mais bem colocada. Na edição brasileira de 2012, foi considerada a melhor na Prática de Escutar, além de ter sido eleita uma das dez melhores para se trabalhar no Brasil. Em 2013, foi eleita a 11ª melhor empresa para trabalhar na lista das 70 melhores empresas na categoria “Grandes” (com mais de mil colaboradores). Todo esse reconhecimento se deve a atitudes inovadoras. 

Luiza também é vice-presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e ocupa uma das cinco vice-presidências do Conselho Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™.

O Magazine Luiza possui 744 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão).



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Devemos sempre da foco a todos os setores do mercado em geral. Grande parte das empresas de grande sucesso no Brasil, partiram de um ponto inicial em comum: Determinação, acompanhamento e valor de seus administradores e colaboradores.

    "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".

    Mayke T. Melo
    Graduando em Comunicação Social
    Publicidade e Propaganda
    maykemelo@yahoo.com.br

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