É fato e não tem mais volta que a
tecnologia da informação e comunicação tem trazido grandes impactos positivos
para a vida das pessoas e empresas. Hoje somos cibridos, termo que significa a
junção das palavras ciber e hibrido, ou seja, em outras
palavras somos on e off line ao mesmo tempo.
Você que está lendo este texto agora,
pode ao mesmo tempo compartilhar uma frase retirada dele em seu Facebook – isso
é cibridismo puro.
A convergência digital como um todo,
vem modificado o modo como nos relacionamos com o mundo e é ai que temos uma
gama de oportunidades dentro do varejo para nos relacionarmos e desenvolver
negócios. Segundo a pesquisa The Digital Transformation, somente
36% das empresas possuem uma estratégia digital, um número ainda pequeno para o
potencial de mercado.
Listo abaixo algumas oportunidades
que você pode desenvolver independente se seu negócio é automobilístico,
gastronomia ou qualquer outro:
Redes sociais – manter uma
página no ambiente digital e gerar conteúdo relevante e direcionado ajuda sua
marca a ser encontrada mais facilmente, e mais do que isso, é uma ótima maneira
de se relacionar com seu cliente. Hoje várias empresas utilizam o Twitter ou
Facebook como SACs digitais, por exemplo.
APP (Aplicativos) – o
consumidor hoje é mobile (móvel), ele faz tudo o tempo todo. Se sua empresa tem
um aplicativos isso dá maior dinamicidade aos clientes, permite checar a
situação de um pedido, acompanhar processos, visualizar relatórios, entre
tantas outras atividades – não importa qual o tipo de negócio, um aplicativo
torna a vida do seu cliente mais fácil.
E-commerce – com o mundo
cada vez mais veloz, o comercio eletrônico é mais uma forma de facilitar a vida
do consumidor. Imagina comprar suas roupas, eletrônicos, cosméticos e até iniciar
o processo da compra de uma casa ou carro pela internet? Isso é possível! O
e-commerce permite facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com
reduzido esforço financeiro.
E-mail marketing – com essa
ferramenta sua marca é entregue de forma direta e para pessoa certa. O custo do
envio de e-mail é praticamente nulo e você consegue construir campanhas
customizadas para cada tipo de cliente. A eficiência de leitura é de mais de
80%.
Existem muitas outras ferramentas
digitais que você pode incrementar seu negócio com baixo custo. E então, que
tal começar inovar hoje?
@coelhofernando
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