Hoje quero falar sobre
autenticidade, mas antes, vou lhe perguntar: - a marca que você gerencia ou
presta serviços, é autêntica?
Segundo
dicionário da língua portuguesa, a palavra autenticidade se traduz como “natureza daquilo que é real ou verdadeiro”.
Agora,
vamos refletir juntos. Quantas vezes prometemos entregar algo e não o fazemos? Gosto
sempre de citar em sala de aula que existem basicamente três níveis de
satisfação do consumidor: satisfeito, insatisfeito e encantado. Cada um destes níveis
depende da verdade da marca, ou seja, autenticidade que ela age.
Uma
empresa que projeta uma aura de autenticidade é aquela percebida pelos
consumidores como verdadeira e sincera – o posicionamento da sua marca será
formado também com base no nível de autenticidade. Na era digital a
autenticidade torna-se mais crucial ainda, pois é fato que os consumidores
utilizam as ferramentas midiáticas para socializar sua visão quanto às marcas
que consomem.
Ser
autêntico é cada vez mais importante à medida que os consumidores se tornam
cético e desacreditado em relação a publicidade e ações de marketing. Segundo o
escritor Pete Blackshaw, estamos entrando em uma nova era do marketing, na qual
os consumidores avaliam as marcas com base num conjunto de critérios muito mais
rigorosos, colocando na mesa seus próprios valores – ou até mesmo as causas que
defendem.
Se
você planeja que sua marca seja bem posicionada e reconhecida como uma marca
autêntica, é fundamental pensar em três pontos:
I.
Quais os
valores da minha marca?
II.
Minha marca é
verdadeira e cumpre o que promete?
III.
Minha marca
possui uma causa instigante e focada na melhoria do mundo? (isso também é dever
das marcas)
Pense
nisso e sucesso!
@coelhofernando
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