sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Os 3.I’s para geração de ideias


Muitas vezes ficamos atordoados em busca de ideias diferentes – lemos anuais de criação, buscamos referencias em pesquisas, navegamos por blogs de publicidade e nada de uma ideia diferente chegar. É de fato angustiante.

Existem duas técnicas que são super simples (mas não simplistas) e eficientes: 

a) A primeira é o T.B.C
b)   E a segunda são os 3.I’s para geração de ideias

O T.B.C é a mais fácil de aplicar, o significado da sigla é “tire a bunda da cadeira”. Às vezes (quase sempre) ficamos presos as nossas maquinas, internet, escritórios, enquanto o mundo fora lá está acontecendo freneticamente – e as respostas para toda solução mercadológica está nas pessoas (no mundo). Então, para inovar, vá a campo, saia do seu escritório.

A segunda prática, chamaremos de 3.I’s para geração de ideias, que descreverei a seguir:

Inspiração – olhe para as pessoas, suas necessidades, dificuldade, desejos, sonhos. Olhe para o mercado. A resposta está lá. É sempre bom no desenvolvimento de uma campanha ou solução mercadológico conversamos com os clientes, observarmos seus hábitos e atitudes – a partir daí é possível extrair vários insigths.

Idealização – com base nas suas observações e vivências, elucubre propostas diferenciadas. Dedique um tempo para analisar o que foi observado e levantado, decodificando tudo isso em forma de ideias e conceitos sintetizados.

Implementação – por fim, desenvolva um projeto consistente, conceitual e técnico. Raimar Richers já dizia, “marketing é endender para atender”. Após tudo que foi levantando e traduzido, torna-se mais fácil agradar empaticamente o seu clientes.

Minha dica final é: para uma solução de fato criativa e coerente, é preciso tempo para observar o problema. Às vezes você é cobrado por inovação, mas não te dão tempo suficiente para produzir qualitativamente. A qualidade de uma solução está diretamente ligada o tempo dedicado ao estudo.

@coelhofernando

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