Estamos cada dia mais
dependentes das plataformas sociais e aparatos digitais. Isso é ruim? Não! De certa
forma, estes dispositivos e ambientes vieram para facilitar as nossas vidas e aperfeiçoar
nosso tempo e tarefas. Todavia, não são todas as pessoas que as utilizam de
forma coerente e saudável.
A Prof. Dra. Martha
Gabriel, autora do livro Marketing Digital para o Século 21, tem uma frase que
gosto muito e que define exatamente o que descrevi acima: “a diferença entre o
iluminado e o alienado é o tempo gasto com a tecnologia”. Ou seja, os
dispositivos são os mesmos, contudo, a forma que eu o utilizo, é o que
determinará o seu emprego e os meus resultados.
Você certamente deve
conhecer aquela pessoa, que se denomina “administrador de grupo” que passa o
dia inteiro compartilhando mensagens engraçadas, correntes, mensagens de
cuidado, memes, entre tantas outras coisas que não possuem tanta utilidade no whatsapp. Ou estou mentindo?
Para que possamos utilizar
essa ferramenta de maneira PRODUTIVA listei alguns pontos que podem beneficiar
as nossas atividades mercadológicas – vou chamar de whatsapp marketing.
Utilize como ferramenta de relacionamento:
Salve os
contatos dos seus clientes em agenda do mobile corporativo e os adicionem.
Dê início à conversação por meio de um
cumprimento gentil, que funcionará como espécie de permissão para a troca de
mensagens. Antes de iniciar o relacionamento, pergunte se pode utilizar aquele
ambiente. Utilize a plataforma para comunicar o seu cliente sobre
procedimentos, fases da venda, pedidos, etc.
O follow
up é muito comum nas áreas comerciais e de compras das empresas. Follow up é um
termo em inglês que significa realizar um acompanhamento ao cliente. Um exemplo
é quando um vendedor efetiva a venda de um produto e, depois de um certo
tempo, liga para o cliente para saber se
ele está satisfeito e como está fazendo uso do produto.
Utilize como ferramenta de prestação de serviço:
Sempre que
precisar realizar um agendamento, fazer um novo pedido ou resolver um problema,
é possível utilizar a plataforma para otimizar o tempo.
Utilize como ferramenta de propaganda:
Para
divulgar seu portfólio de produtos ou promoções, o ambiente também é bem vindo,
fique atento ao uso de imagens e vídeos – é recomendável resoluções menores
para não pesar na hora do download.
Se seu
canal for corporativo, recomenda-se um avatar
com a marca da organização. No local para frase do ícone, inclua o e-mail ou
telefone fixo na empresa.
Utilize como canal de vendas:
É possível
iniciar o processo de vendas por meio da plataforma – com o preenchimento de
fichas e test drives visuais, por
exemplo. Obviamente o processo somente se concluirá no ambiente off line.
OUTRAS DICAS IMPORTANTES:
Evite excessos
de mensagens – isso pode incomodar o cliente, que em muitas das vezes não tem
tempo para leituras desnecessárias.
Só inclua algum
cliente em um grupo se tiver autorização prévia – caso contrário será invasão
de privacidade.
Cuidado
com a distração nos demais grupos – de minuto em minuto, isso poderá atrapalhar
seu rendimento ao final do dia.
Espero ter
colaborado com as dicas! Fique atento e boas vendas!
@coelhofernando
Muito bom!
ResponderExcluirMuito boas dicas, lembrando também que já existe a versão web do whatsapp que possibilita uma melhor interação e manuseio da ferramenta para esse seguimento.
ResponderExcluirAcompanhe aqui como proceder!
Excluirhttp://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/06/como-instalar-o-whatsapp-no-computador.html
Muito Obrigado Nyllpc pela sua dica!!!!
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