quarta-feira, 22 de junho de 2011

De onde nascem as ideias?

Uma vez escutei de um professor em sala de aula a frase celebre que carrego comigo até hoje, ele virou e disse: “vocês não serão pagos para trabalhar, vocês serão pagos para pensar”
Quem trabalha com criação ou gestão da criação deve possuir a sensibilidade de entender que boas ideias (aquelas boas mesmo) não surgem através da pressão, ou seja, nada de acelerar o cérebro e forçá-lo a um insight acintoso. Não! Isso não funciona, o cérebro é poderoso, mas, é também birrento, só funciona a base do amor e paciência. Todos, absolutamente todos, devem entender que a ideia é um produto intelectual valioso.
Às vezes algumas pessoas me olham andando pela loja e surge o questionamento: o que este rapaz faz? Respondo agora: eu penso! Pensar também é uma técnica e quem comprova isso é o Instituto Psychology Today, eles são especializados em neurociência e publicaram um estudo organizado pelo Dr. David Rock que mostra exemplos de como encontrar insights e ter melhores ideias através de um estado mental ideal, que abrange os seguintes aspectos:
- Os insights só ocorrem quando o nível de atividade do cérebro está baixo. Traduzindo: ideia boa surge sem esforço mental, ou seja, para a ideia surgir nossa mente precisa estar relaxada e calma.
- Esquecer os problemas é fundamental. É preciso olhar para dentro;, é o que o Dr. David chama de olhar interior, os insights tendem a aparecer quando você olha para dentro e não para o mundo lá fora.
- A felicidade é outra variável indispensável, essa eu sempre defendi, acho que os leitores do blog já estão cansados de saber. Quando as pessoas estão felizes elas conseguem absorver melhor as informações, para ser mais ‘insightful’, a dica do estudo é: seja aberto, curioso e interessado em algo, ao invés de ansioso em qualquer maneira.
- Nada de pressão e muitas tentativas, os insights só surgem quando estamos parados, segundo o estudo não podemos focar no problema. Problema trás impasses, e impasses trás limitações de ideias. A solução sugerida pelo Dr. Rock é deixar o problema de lado e, então, a solução vem até você. A ideia é livre como passarinhos, se ela ficar presa numa gaiola (numa sala fechada sentado numa cadeira) ela não floresce.
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário