quarta-feira, 1 de junho de 2011

Emotizar é preciso

No começo do ano falei aqui no blog sobre a necessidade das marcas e dos profissionais contarem histórias ao invés de apenas se apresentarem tecnicamente. Eu não sei vocês, mas, particularmente acho a técnica uma forma burocrática de realizar algo e toda burocracia é chata.

Não estou menosprezando a técnica. O conhecimento do método é fundamental em qualquer processo, porém, o que dá tom aos procedimentos é “como se utiliza” a técnica, ou seja, a emoção empregada nela.

Assistindo a palestra do Professor Otom Barros, ele falava sobre a importância de emotizar uma venda, então, pensei: devemos emotizar não só uma venda, devemos emotizar a vida, o mundo, tudo! Emotizar é a capacidade que uma pessoa possui em transmitir algo com emoção. Quanto mais emotizada é uma idéia, mais ela tende se realizar e o interlocutor que à escuta fica mais propicio em realizá-la. Para a emotização ocorrer vale tudo para emocionar quem á escuta: um exemplo, uma transportação para realidade pensada, a entonação, expressões faciais, etc. Existe uma lei, a da emoção, que diz quê o sistema límbico é ativado através de exemplos, uma pessoa que emotiza o que diz e o que faz, está contagiando as outras que á observam.

A psicologia explica que as emoções são compostos químicos gerados pela parceria do sistema nervoso com o sistema glandular que, uma vez estimulados, lançam na corrente sangüínea os hormônios que nos fazem sentir de determinada maneira e nos impulsionam a ação. É por este motivo que as decisões de compra na maioria das vezes (na maioria mesmo) acontece no ponto de venda, onde o cliente recebe todos os estímulos emocionais para comprar. Nós, inegavelmente, somos seres emocionais que raciocinam e não seres racionais que sentem emoções, logo, a emoção vem antes da razão.
Quer vender? Emotize! Quer viver? Emotize!

Finalizo o post com a frase de Carl Jung: “Não pode haver transformação das trevas em luz e da apatia em movimento sem emoção.”
@coelhofernando

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