terça-feira, 22 de novembro de 2011

Seu corpo fala, seu marketing pessoal agradece


Muito se fala sobre marketing pessoal no mundo corporativo e da sua importância para construção do que chamamos de personal branding (gerenciamento da marca pessoal), porém, as pessoas tendem a acreditar que marketing pessoal está relacionado somente ao tipo de roupa que o profissional veste - o que é um erro. O marketing pessoal vai muito além da vestimenta, ele envolve postura corporal, tom de voz e o que você fala também.

O consultor Carmine Gallo, especialista em comunicação pessoal compartilhou no site Bloomberg Businesswee algumas dicas de postura corporal que vão ajudar bastante no seu gerenciamento de marca pessoal.

Controle suas manias

Tiques como estalar os dedos, brincar com a caneta ou mexer as pernas inquietamente são bastante comuns, mas podem dar a impressão de nervosismo, desatenção e insegurança.

Fale com as mãos

Se bem utilizados, gestos com as mãos podem ajudar a ilustrar o que você tem a dizer de um modo mais incisivo. Mas lembre-se de que exageros podem tornar o diálogo um tanto caricato.

Estabeleça contato visual

Além de estabelecer uma conexão entre você e seu interlocutor, o famoso olho no olho transmite uma imagem de confiança e competência. Em uma reunião de negócios, o contato visual deve ser mantido em pelo menos 80% do tempo.

Incline-se para frente

Jogar-se para trás na cadeira e colocar as mãos na nuca pode passar uma sensação de desinteresse. O melhor a se fazer é se inclinar levemente para frente, estabelecendo mais intimidade com a pessoa com quem você está falando.

Mantenha uma postura aberta

Durante negociações, preste atenção para não ficar com os braços ou as pernas cruzadas, o que, na linguagem corporal, significa uma atitude defensiva, dando a impressão de uma postura intransigente.

Agora é só praticar!

@coelhofernando

2 comentários:

  1. Oi Fernando, gostei do seu post. Por isso compartilhei ele no meu Facebook, espero que você não se importe. Mas não se preucupe, não modifiquei nada e nem tirei eu nome, só compartilhei.
    Ass: Adriana Cecim

    ResponderExcluir