sexta-feira, 15 de junho de 2012

Liderando como Jesus



Por esses dias uma aluna me perguntou a diferença entre poder e autoridade, a principio as pessoas podem pensar se tratar de conceitos similares, contudo, a diferença é grande. Antes de distingui-la, alerto aos lideres que devem não somente conhecer as nomenclaturas, mas, sobretudo os aspectos comportamentais. 

Numa conceituação técnica a diferença principal define poder como uma faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, já autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Traduzido, o poder é a imposição de algo ainda que o liderado tenha uma concepção contrária, o famoso “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, já a autoridade está relacionada com o exemplo, o fazer junto, ser parte da equipe e não maior que ela. Vale lembrar aqui que o maior líder de todos os tempos nunca utilizou de força para convencer seus seguidores, somente ideias e exemplos: Jesus Cristo.

A função do líder é orientar, nortear e conduzir as pessoas independentemente de suas origens, é necessário guiar nas suas mentes e corações. O gestor precisa ser um coach, ou seja, desenvolver e treinar seus liderados.
Todo líder deveria ser como Jesus, indicar as verdadeiras recompensas, e isso é baseado em nossos sacrifícios como pessoas, não como consumidores.
Lideres devem gerir com autoridade, sendo exemplo, ensinando suas equipes a semear as boas práticas no mercado.

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário