quarta-feira, 20 de março de 2013

Eu ouso, tu ousas, ele ousa, nós ousamos, todos nós ousamos juntos!


Conjugue o verbo ousar! Ousadia precisa ser entendida sobre dois aspectos: (1) feito individual, que está muito relacionado com o olhar analítico, pensamento critico e desejo de transformação e (2) feito coletivo, para isso precisa haver liberdade, cultura organizacional e incentivo para a ousadia.
Outro ponto importante é que a ousadia está relacionada com inovação, portanto, é uma atitude comportamental. Hoje as empresas estão cada vez mais em busca de funcionários ousados, proativos, que faz a hora e não espera acontecer, assim como diz a canção. 
Quando falamos em ousadia, precisamos nos atentar aos pontos indispensáveis:


1.       A ousadia precisa ser diária (em pequenas ações).

2.       É preciso saber a hora de ousar (vale lembrar que o ambiente precisa permitir); você precisa identificar se há abertura para ações inovadoras ou diferenciadas naquele exato momento.
3.       Fique atento sempre, a ousadia só é possível se você compreende os detalhes dos processos.
4.       Não desista! Se você considerar sua posição relevante para a organização ou um projeto específico, não deixe a ideia morrer. É lógico que você precisa entender qual o seu limite e não ser intransigente! Sensibilidade neste momento conta muito.
5.       Antes de ousar conquiste a confiança dos que estão ao seu redor. Você investiria em alguém que você não conhece ou que não lhe transmita segurança? Respalde-se sempre, ouse com argumentos plausíveis. 
6.       Humildade em qualquer processo é a chave do sucesso! Escute todos, converse com outros setores e valorize as colaborações transversais.
7.       Avalie sempre! Para cada passo dado faça uma mensuração do resultados.

Por fim, não pare jamais! Observe sempre e ouse já!

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário