Meu bate papo desta semana foi com uma referência de
mercado, para ele temos SEMPRE que ter em mente que ninguém cria sozinho, e
toda criação é uma releitura de algo que já foi feito. Meu convidado defende
que precisamos de designer’s atrevidos a ponto de sugerir uma visão torta do
mundo atual.
Conversei
com o Especialista em Design Gráfico Paulo Coelho, Gerente de Projetos na
Karuana Consultoria de Ideias.
Aprecie
sem moderação! Boa leitura!
Look
Market com Paulo Coelho
Blog
do Fernando Coelho: a criação de uma marca deve ser carregada de significados,
muitas vezes o cliente final não entende exatamente o que se trata, mas o
sente. O que influencia o seu trabalho na hora exata da criação?
Paulo:
São tantos fatores que é impossível pontuar “A” influência. Dependendo do
projeto a referência muda, as exigências mudam e até as conversas para gerar
ideias chegam a inflamar ou mesmo sumir. Um designer que é apaixonado por
ilustração tende a ver as soluções por uma ótica mais ilustrada, um
profissional que é apaixonado por tecnologia consegue entender melhor as
necessidade de um projeto com essa característica, e por aí vai. O que temos
que ter em mente é que ninguém cria sozinho, e toda criação é uma releitura de
algo que já foi feito. Isso mexe com o cliente final, que vê no discurso da
identidade visual boa parte de suas referências expostas ali. Trocas são
essenciais, bem como respirar fundo e levantar da mesa e (quem sabe?) tomar uma
cerveja.
Blog
do Fernando Coelho: Como você vê o cenário atual do design gráfico no Maranhão?
Paulo:
É difícil precisar uma característica para o nosso mercado, mas pelo lado dos
profissionais há um esforço tremendo para conciliar prazos curtíssimos e uma
resistência dos clientes em investir em imagem. Temos oportunidades por todo
lado, mas o bom trabalho de design não é percebido – ninguém olha pra uma
sinalização bem feita e comenta como ela te ajudou a achar a seção de
atomatados no supermercado. Por isso é muito difícil convencer alguém da
importância do design, mas aprendemos a hierarquizar pontos importantes na hora
de avaliar resultados, o que resulta em (dependendo do cliente) números e
gráficos de resultados ou impacto de ações.
Blog
do Fernando Coelho: O que distingue um bom designer de outro “comum”? Qual o
tempero extra do Paulo?
Paulo:
Basicamente comprometimento com o projeto. Um designer comprometido geralmente
vai além de suas obrigações dentro do escopo designado e procura soluções onde
acredita que pode melhorar. Muitas pessoas imaginam que a formação do designer
é baseada em criação, mas é muito mais observação e proposição do que, de fato,
mão na massa. Exemplificando, se há um projeto cujo brief possui alguma
inconsistência (público pretendido, conceito diferente ou até mesmo o tom de
voz da marca) cabe ao bom designer interferir e propor alterações cabíveis, em
qualquer tempo do trabalho. Percepção seria a palavra aqui, pois não há como
separar as competências de um projeto e tratá-las como peças individuais.
Quanto ao tempero extra, acredito que seja dedicação. Esforço e exigência nunca
são demais, pois o meu compromisso é com o projeto.
Blog
do Fernando Coelho: Certa vez em uma entrevista Carlos Segura disse que na área
de design, comunicação, criação é necessário coisas radicais. O que para o
Paulo é uma concepção radical?
Paulo:
O inesperado, certamente. É preciso ter certa loucura e vontade de mudar algo
que ninguém pediu. Assim acontecem as excelentes ideias, as maiores mudanças e
os projetos inesquecíveis. Ter um cliente que acredita no potencial e na
solução do profissional e um designer atrevido a ponto de sugerir uma visão
torta do mundo atual são, pra mim, os dois maiores ingredientes para uma
concepção radical.
Blog
do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu Market look? Qual seu olhar do
mercado, das pessoas e do mundo?
Paulo:
Design é experiência
MINI-CURRÍCULO:
Graduado em Desenho Industrial e Pós-graduado em Design Gráfico
pela UFMA, atua no mercado desde 2003 e é apaixonado por interfaces, game boys
e The Clash. Acredita que todo projeto tem sua tipografia e atualmente é Gerente
de Projetos na Karuana Consultoria de Ideias.
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