Hoje qualquer pessoa que está
sentada em uma sala de graduação ou de um MBA, tecnicamente sairá de lá com o
mesmo conhecimento dos demais, o que fará grande diferença no mercado de
trabalho será as atitudes desse profissional.
De acordo com reportagem da
revista Você S/A deste mês há quatro características fundamentais que são
levadas em consideração na hora de contratar os profissionais dos níveis
táticos e estratégicos de uma organização, são eles liderança, competências
técnicas, pensamento criativo e comunicação.
Vamos esmiuçar cada característica dessas:
LIDERANÇA – muitos confundem um
cargo de gerente com o ato de liderança, a ação de liderar não está relacionada
com a função. Liderança é uma atitude comportamental, independente de possuir
ou não uma atribuição de gestor, o líder é aquele capaz de enxergar a
necessidade dos seus colaboradores (ou seja, não olhar só para seu umbigo),
desenvolver talentos e inspirar (esse último está relacionado com ensinar a
pescar e fornecer liberdade).
COMPETÊNCIA TÉCNICA – competência
técnica vai além de teorias de livros, o bom profissional de mercado é aquele
que reúne aspectos acadêmicos e mercadológicos, para isso, atualizar-se é
fundamental. Muitas instituições de ensino (e professores presos em suas bolhas
acadêmicas) não preparam o aluno para enfrentar situações reais de mercado. É preciso
dominar sua função tendo em vista o negócio por inteiro, ser multifacetado.
PENSAMENTO CRIATIVO – segundo Samy
Dana, professor e criador da disciplina de criatividade da Faculdade de Economia
de São Paulo, criatividade não é algo mágico que surge de repente. O profissional
não é um repentista. É preciso entender criatividade como a capacidade de
solucionar os conflitos e entender de maneira profunda a sua causa.
COMUNICAÇÃO – tenho uma amiga antropóloga
que faz uma associação dos profissionais com a Galinha e o Peru, como funciona?
– a galinha coloca um ovo pequeno e faz um grande barulho, já o peru coloca um
ovo enorme e não faz muito alarde. Resultado? Precisamos ser como galinhas, que
por menor que sejam nossos feitos, devemos comunicar a nossa rede, isso nos
trás notoriedade. Mas... Isso não basta, a habilidade da comunicação está
relacionada também com a capacidade de transmitir e receber informações de
maneira clara, objetivo e também integrar os seus setores com os demais.
Liderança, conhecimento holístico,
pensamento criativo, capacidade de solucionar problemas e uma comunicação
fluida faz e fará sempre toda a diferença no mercado? Alguém duvida disso?
@coelhofernando
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