quarta-feira, 13 de março de 2013

O que as empresas modernas esperam dos seus executivos?


Hoje qualquer pessoa que está sentada em uma sala de graduação ou de um MBA, tecnicamente sairá de lá com o mesmo conhecimento dos demais, o que fará grande diferença no mercado de trabalho será as atitudes desse profissional.
De acordo com reportagem da revista Você S/A deste mês há quatro características fundamentais que são levadas em consideração na hora de contratar os profissionais dos níveis táticos e estratégicos de uma organização, são eles liderança, competências técnicas, pensamento criativo e comunicação.
Vamos esmiuçar cada característica dessas:
LIDERANÇA – muitos confundem um cargo de gerente com o ato de liderança, a ação de liderar não está relacionada com a função. Liderança é uma atitude comportamental, independente de possuir ou não uma atribuição de gestor, o líder é aquele capaz de enxergar a necessidade dos seus colaboradores (ou seja, não olhar só para seu umbigo), desenvolver talentos e inspirar (esse último está relacionado com ensinar a pescar e fornecer liberdade).
COMPETÊNCIA TÉCNICA – competência técnica vai além de teorias de livros, o bom profissional de mercado é aquele que reúne aspectos acadêmicos e mercadológicos, para isso, atualizar-se é fundamental. Muitas instituições de ensino (e professores presos em suas bolhas acadêmicas) não preparam o aluno para enfrentar situações reais de mercado. É preciso dominar sua função tendo em vista o negócio por inteiro, ser multifacetado.
PENSAMENTO CRIATIVO – segundo Samy Dana, professor e criador da disciplina de criatividade da Faculdade de Economia de São Paulo, criatividade não é algo mágico que surge de repente. O profissional não é um repentista. É preciso entender criatividade como a capacidade de solucionar os conflitos e entender de maneira profunda a sua causa.
COMUNICAÇÃO – tenho uma amiga antropóloga que faz uma associação dos profissionais com a Galinha e o Peru, como funciona? – a galinha coloca um ovo pequeno e faz um grande barulho, já o peru coloca um ovo enorme e não faz muito alarde. Resultado? Precisamos ser como galinhas, que por menor que sejam nossos feitos, devemos comunicar a nossa rede, isso nos trás notoriedade. Mas... Isso não basta, a habilidade da comunicação está relacionada também com a capacidade de transmitir e receber informações de maneira clara, objetivo e também integrar os seus setores com os demais.
Liderança, conhecimento holístico, pensamento criativo, capacidade de solucionar problemas e uma comunicação fluida faz e fará sempre toda a diferença no mercado? Alguém duvida disso?
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário