sexta-feira, 1 de março de 2013

Musica no ponto de vendas: retenção auditiva, experiência positiva.


O processo de vendas antes de qualquer definição é um processo de experiência, cada ação no ponto de venda faz com que o cliente crie sua percepção própria sobre o ambiente como um todo, sobre quem o está atendendo, a marca e outras variáveis.
Um ponto fundamental a ser trabalhado em uma loja, seja de qual seguimento for, é a experiência sonora que esse consumidor terá. Vamos pensar juntos: este consumer possui uma vida, um estilo, hábitos culturais e preferências, provavelmente se ele está em sua loja é por que o seu produto está alinhado com o perfil deste cliente, logo, seria incoerente que esteja tocando uma musica que confronte com este perfil (do cliente e do produto).
A musica nos remete a momentos, lembranças, pessoas e quando juntamos um bom atendimento a um ambiente sonoro positivo, estamos reforçando essa experiência do cliente.
Alexandre Casanova, diretor-presidente da ListenX, empresa de ambientação musical, diz que “uma boa experiência de compra passa, necessariamente, por momentos agradáveis e de interação no interior da loja, e, neste sentido, a música certa é fundamental para uma excelente lembrança da marca”.
Quando um cliente está em sua loja tenha certeza de uma coisa: ele mesmo de maneira inconsciente se entrega ao nível de energia da canção tocada e isso pode leva-lo a evadir do ambiente ou permanecer e efetuar a compra.
A musica é uma expressão da sua proposta como marca refletida em seu ambiente de vendas. Então fica a dica: pense duas vezes antes de reproduzir uma musica em sua loja apenas por que ela está na “moda”. Assim como sua marca precisa ser trabalhada como imagem, ela também precisa de cuidados sonoros no PDV.
A musica certa tocada no momento certo ajuda a fortalecer os atributos da sua marca, potencializar sua estratégia de experiência de compra e estimular o consumo emocional do seu cliente.

@coelhofernando

 

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