O processo de vendas antes de qualquer definição é um
processo de experiência, cada ação no ponto de venda faz com que o cliente crie
sua percepção própria sobre o ambiente como um todo, sobre quem o está atendendo,
a marca e outras variáveis.
Um ponto fundamental a ser trabalhado em uma loja, seja de
qual seguimento for, é a experiência sonora que esse consumidor terá. Vamos
pensar juntos: este consumer possui
uma vida, um estilo, hábitos culturais e preferências, provavelmente se ele
está em sua loja é por que o seu produto está alinhado com o perfil deste cliente,
logo, seria incoerente que esteja tocando uma musica que confronte com este
perfil (do cliente e do produto).
A musica nos remete a momentos, lembranças, pessoas e quando
juntamos um bom atendimento a um ambiente sonoro positivo, estamos reforçando
essa experiência do cliente.
Alexandre Casanova, diretor-presidente da ListenX, empresa de
ambientação musical, diz que “uma boa experiência de compra passa,
necessariamente, por momentos agradáveis e de interação no interior da loja, e,
neste sentido, a música certa é fundamental para uma excelente lembrança da
marca”.
Quando um cliente está em sua loja tenha certeza de uma
coisa: ele mesmo de maneira inconsciente se entrega ao nível de energia da
canção tocada e isso pode leva-lo a evadir do ambiente ou permanecer e efetuar
a compra.
A musica é uma expressão da sua proposta como marca refletida
em seu ambiente de vendas. Então fica a dica: pense duas vezes antes de
reproduzir uma musica em sua loja apenas por que ela está na “moda”. Assim como
sua marca precisa ser trabalhada como imagem, ela também precisa de cuidados
sonoros no PDV.
A musica certa tocada no momento certo ajuda a fortalecer os atributos da sua marca, potencializar
sua estratégia de experiência de compra e estimular o consumo emocional do seu
cliente.
@coelhofernando
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