terça-feira, 26 de março de 2013

Criação de valor, como ir além das vendas.

 
Hoje vender não é mais o suficiente para garantir o salário do mês (se é um vendedor) ou o lucro do mês (se é uma empresa). O cliente mudou e muda constantemente, e as organizações precisam acompanhar essa evolução.
Já disse aqui que os consumidores modernos se tornaram prosummers (consumidores e produtores), eles estão hiperconectados, mega-informados e cada vez mais exigentes.  
Hoje os consumidores não estão apenas em busca de preços mais baixos, eles querem atendimento, qualidade, estrutura e um preço acessível, além disso, eles querem ter também uma boa experiência com o produto (e processo como um todo).
Neil Rackham, diz que “valor é algo pelo qual o cliente está disposto a pagar. É o cliente quem determina o valor, não o produto”. “Se o benefício é mais alto que o custo, eu recebi valor.”.
Como funciona? O cliente possui um histórico de compras, experiências e somado a isso possui padrões culturais. Na hora de decidir por um produto ou marca ele leva em consideração aquilo que está sendo ofertado (e cria expectativas), após a compra ou uso do produto será definido seu grau de satisfação.
Processo de satisfação do cliente:
· Se o desempenho não alcançar as expectativas  - o cliente fica insatisfeito
· Se o desempenho alcançar as expectativas – o cliente fica satisfeito
·  Se o desempenho for além das expectativas –  o cliente fica encantado
Vale ressaltar que as atitudes que levam ao encantamento são simples, basta você entender a mente e coração deste cliente, e isso é possível através do diálogo e análise do customer.
O que acontece muitas vezes é que o vendedor fica tão preocupado em resultados que esquece o centro do negócio, que é o cliente. Marketing e vendas precisam andar de mãos dadas, as estratégias da marca e a criação de valor para o cliente precisam ser internalizadas e transpirada durante a venda.
Pense no que seu cliente está pensando (sentindo e desejando), ai está a receita para o sucesso em vendas.
@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário