quinta-feira, 7 de março de 2013

Look Market com Selma Cavaignac


“Hoje o mercado só abre oportunidades para os bons profissionais, então eles só têm duas opções: ser bom ou ficar do lado de fora. E para ser bom é preciso muito estudo, dedicação, atualização constante. De nada adianta ser criativo, se esse profissional não conseguir reunir outras habilidades que propiciarão a competência real que a profissão exige.” Essas são palavras de Selma Cavaignac, Coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Ceuma.
Bati um papo com a Jornalista, que é também especialista em marketing e comunicação organizacional.
Apreciem sem moderação!!!

Look Market com Selma Cavaignac

Blog do Fernando Coelho: a gente consegue perceber claramente um curso de publicidade e progranda da Universidade Ceuma antes e depois de Selma Cavaignac. O curso ganhou mais notoriedade (positiva) no mercado com sua gestão. Quais foram as principais mudanças realizadas por você e o que vem de novo por ai?
Selma: Acredito que “notoriedade” o Curso sempre teve independentemente de quem estava à frente de sua gestão. Digo isso porque o Curso de Publicidade da Universidade Ceuma carrega consigo o pioneirismo. O mercado publicitário maranhense começou a se formar e expandir a partir da oferta do mesmo. Uma boa parte dos profissionais que atuam com destaque nesse mercado é egressa do Curso. Então, temos um apelo muito forte, somos uma referência, e o que eu procurei fazer desde que assumi a gestão foi justamente focar nesse ponto, implementando ações voltadas principalmente para a qualidade do ensino. Hoje, temos uma equipe de trabalho alinhada, comprometida e que está sempre discutindo e buscando meios para garantir que os nossos alunos tenham uma formação completa. Temos trabalhado para desmistificar a ideia recorrente, mas equivocada, que a Publicidade é uma área onde o que é mais importante é o domínio prático. No Curso estamos trabalhando metodologias que levem o aluno a entender que o bom profissional precisa conjugar a prática com a teoria, e para isso ele precisa ler, precisa pesquisar, pois só assim conseguirá se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho dinâmico e exigente da atualidade. Essa é a base do trabalho que estamos desenvolvendo e que daremos continuidade.
Blog do Fernando Coelho: Nos dias de hoje, quais os maiores desafios da carreira do publicitário?
Selma: Acredito que o maior desafio de todos os profissionais é conseguir manter-se atualizado diante da velocidade com que as coisas acontecem e mudam atualmente. Na área da Comunicação esse desafio é vital. Estamos vivendo um momento de grandes transformações nessa área. Arrisco inclusive a dizer, que de todas as áreas, a Comunicação foi a que mais absorveu a rapidez dessas mudanças, e isso logicamente refletiu pontualmente no perfil do profissional.
Blog do Fernando Coelho: os alunos do curso de propaganda em geral desenvolvem uma pseudo-percepção de que o mercado é cercado de glamour, como fazer com esse discente quebre este paradigma e o insira numa realidade mais próxima, tomando ciência do que o espera fora das paredes da academia?
Selma: Esse apelo “glamuroso” ainda existe, e sem dúvida, é um dos elementos que motiva os jovens a ingressarem nos cursos de formação. No entanto, a entrada no mercado de trabalha desfaz muitos sonhos. Temos um mercado muito competitivo que, embora em expansão devido à abertura de novos nichos de atuação, é cada vez mais seletivo. Assim, eu sempre alerto os nossos alunos de que hoje o mercado só abre oportunidades para os bons profissionais, então eles só têm duas opções: ser bom ou ficar do lado de fora. E para ser bom é preciso muito estudo, dedicação, atualização constante. De nada adianta ser criativo, se esse profissional não conseguir reunir outras habilidades que propiciarão a competência real que a profissão exige. E enfatizando, isso só se consegue com estudo, estudo e estudo.
Blog do Fernando Coelho: Tais Leão, autora do livro “formei-me em publicidade e agora?” diz que nossa área não é ciência, nem arte, é técnica. Muitos alunos (e até profissionais, pasme...) associam o trabalho publicitário apenas com o lúdico, e ai quando pegam um cliente varejo, por exemplo, se veem sem chão. Novamente, os que as instituições de ensino estão fazendo para preparar esse aluno não apenas para a propaganda, mas para o “negócio de comunicação”?
Selma: Num recente evento de publicidade do qual participei, Roberto Duailibi, uma das grandes referências da área, respondendo a uma pergunta de um estudante sobre o que é preciso para ser um bom profissional, disse “publicitário precisa ser culto”. Discordo dessa visão puramente tecnicista, e já me referi a isso nesse bate-papo. A técnica pela técnica produz profissionais automatizados, com competência duvidosa para resolver os desafios diários impostos pela profissão. Quando o Duailibi fala dessa necessidade de cultura do publicitário, na verdade ele corrobora com a visão acadêmica de que precisamos formar profissionais capazes de correlacionar teoria e prática, uma vez que são pontos que se completam. Quando falamos sobre “o negócio da comunicação”, estamos nos referindo a uma rede complexa, que vai exigir do profissional uma visão consistente e aprofundada da área, e não simplesmente uma visão técnica. É lógico que todo profissional tem o dever de dominar a técnica da sua profissão, mas ele não pode ficar bitolado a isso, precisa ir além, buscar os conhecimentos de outras áreas e ter a capacidade de fazer as correlações necessárias, isso vai ajudar na construção de uma visão macro dos problemas, o que, consequentemente, vai dar a ele um leque maior de soluções para os mesmos. É esse o profissional que o mercado precisa, e é esse o caminho que trilhamos no curso de Publicidade da Universidade Ceuma.
Blog do Fernando Coelho: em uma frase, qual seu look Market? Qual sua visão das pessoas, da vida e do mercado?
Selma: O mundo profissional é cheio de desafios e para conseguir enfrentar e vencer a luta do dia a dia precisamos ter otimismo, motivação e conhecimento, assim ficará mais fácil superar os problemas e achar boas soluções.

MINI-CURRÍCULO:

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduação em Gestão da Comunicação (UFMA), Pós-Graduação em Comunicação Organizacional (UFMA) e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). MBA Empresarial em Gestão Administrativa e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil. Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade CEUMA, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e Assessora de Comunicação na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário