segunda-feira, 1 de setembro de 2014

“E.S” – essa é a melhor estratégia de vendas e marketing.

Quando falamos em vendas e mais especificamente em seu processo, é comumente olharmos a etapa abaixo como regra de técnica geral das equipes de vendas espalhadas pelo Brasil a fora.
“Abordagem – Qualificação - Demonstração do produto ou serviço - Superar Objeções – Fechamento - Pós-venda”
O que muitos profissionais de vendas, marketing e gestão esquecem,  é que existe uma etapa pré-vendas que facilita todas as demais. Eu a chamarei de “E.S”.
“E.S” significa estudar sempre! Quando o profissional de vendas e marketing se prepara, ele consegue ter uma visão holística do negócio e principalmente do mercado. Muitos executivos tentem a acreditar que basta muita dedicação e suor para alcançar as metas e deixam os estudos de lado. É a velha estória de afiar o machado antes de cortar a árvore. Quanto mais você estuda e se qualifica, mais o seu machado estará afiado para as vendas.
Quando você “E.S – estuda sempre” consegue se preparar para atuar em diferentes mercados, com diversos perfis de clientes e cenários.
Estudar pessoas, o seu segmento de atuação, estratégias, economia, como a política influencia no seu negócio, comunicação, marketing e outras temáticas, facilitará consistentemente a sua performance enquanto executivo de vendas e marketing.
Deixo aqui uma sugestão: esteja sempre com um bom livro ou artigo (de qualquer assunto que possa contribuir com sua atuação) em mãos. Reflita sobre o que ler, analise como pode colocar aquilo em prática, busque experiências de profissionais da sua área que sejam referências. Faça isso todos os dias, torne isso um hábito e você fará a diferença. (para você e para o mercado).
@coelhofernando
Publicitário e Professor Universitário, Especialista em Administração Estratégica e MBA em Marketing.


5 comentários:

  1. Já presenciei diversas situações na empresa em que eu trabalhava. O vendedor perder a venda por falta de argumentos, e pior ainda, o vendedor dá um banho de conhecimento sobre o produto que o atendente está tentando vender... mas nem toda a venda tinha um final trágico por falta de preparação do vendedor, o cliente saia com um produto bem mais barato sendo que ele estava disposto a pagar por um mais caro e de maior qualidade, mais uma vez, falta de argumentos!

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    1. […]O cliente dá um banho de conhecimento...

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    2. Crismeson.
      Antigamente alguns setores, principalmente de vendas, funcionarios eram recebidos pós contratação com palestras motivacionais, e as contrantes disponibilizavam bem mais informações para a melhora deste quadro, assim deixavam o profissional bem mais atento e preparado para o dia a dia.
      Hoje algumas empresas mudaram a forma de ver e optaram por metodos mais simplificados, outras nem investem internamente quanto ao assunto (grande falha), pois há um medo de rentencão de funcionarios para a concorrência.
      Muita das vezes somos obrigados a buscar pessoalmente sempre mais, independente das empresas, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e os que não acompanharem este ritimo estarão fora do mercado.

      Falta de investimento Interno da empresa? Clientes chatos e exigentes? Ou falta de E.S?

      Muito bom seu comentario...

      Mayke T. Melo
      Graduando em Comunicação Social
      Publicidade e Propaganda
      maykemelo@yahoo.com.br

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  2. É quase comum observar que alguns vendedores e outros "profissionais" não buscam o "E.S". Conhecer os produtos, serviços e valores da empresa, é essencial para permitir a aproximação e satisfação de clientes.
    "E.S" é importante tanto profissionalmente, como também pessoalmente no dia a dia.

    Mayke T. Melo
    Graduando em Comunicação Social
    Publicidade e Propaganda
    maykemelo@yahoo.com.br

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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