Esta semana em uma das
minhas aulas, falando sobre segmentação e nicho de mercado, um dos alunos
levantou a desatenção mercadológica com o público homossexual. Então, resolvi
escrever este artigo para sinalizar o quanto este público, denominado pelos
especialistas como gatfriend, está
crescendo e é pouco percebido pelas marcas.
De acordo com pesquisa
realizada pela inSearch Tendências e
Estudos de Mercado, em 2014, a população homossexual foi estimada em 18
milhões de pessoas no Brasil, destes, 78% possuem cartão de crédito e gastam até 30%
mais em bens de consumo do que os heterossexuais.
Outro ponto que merece
destaque é quanto a média salarial de R$ 3.247,00 e uma estrutura familiar
não-tradicional, boa parte sem filhos, os homossexuais têm mais oportunidades
em consumir imóveis, carros e viagens. E agora faço uma pergunta: SUA MARCA ESTÁ ATENTA A ESSA NOVA DEMANDA?
Quando falamos em
comunicação e relacionamento com o público gayfriend
alguns pontos são de extrema importância:
As ações não precisam ser
complexas, tão pouco estereotipadas. O tom da comunicação deve ser suave e sem
imposições sociais. O Banco Itaú, por exemplo, durante uma “parada LGBT “ parabenizou
a diversidade por meio da bandeira do movimento e da frase "A gente é
laranja, mas é feito pra todas as cores".
O dialogo deve ser também
pontual e com um aproouche simpático.
No dia do homem, por exemplo, o Shopping da Ilha, em São Luis-MA, divulgou uma
campanha digital no Facebook com a frase: “homem com homem também em coisa de
homem”.
Monitore as manifestações
sociais deste público. Feeling é
importante, mas mensuração é fundamental – acompanhar o público ajuda na
construção de ações para relacionamento e relacionamento é trabalho de longo
prazo.
Por fim, fique atento as
tendências. Hoje já existem livros e eventos específicos direcionados aos
profissionais de marketing para melhor entendimento desde nicho de mercado. Eventos
como a Expo Business LGBT Mercosul ou os livro Princípios de Marketing (Kotler)
e Mercado GLS (Reinaldo e Bacelar) ajudam as marcas e gestores de marketing a
entenderem o perfil dos homossexuais.
Abra os olhos e melhore
seus resultados! Grande abraço.
@coelhofernando
Ótimo
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