sexta-feira, 6 de março de 2015

Mercado gayfriend



Esta semana em uma das minhas aulas, falando sobre segmentação e nicho de mercado, um dos alunos levantou a desatenção mercadológica com o público homossexual. Então, resolvi escrever este artigo para sinalizar o quanto este público, denominado pelos especialistas como gatfriend, está crescendo e é pouco percebido pelas marcas.
De acordo com pesquisa realizada pela inSearch Tendências e Estudos de Mercado, em 2014, a população homossexual foi estimada em 18 milhões de pessoas no Brasil, destes, 78%  possuem cartão de crédito e gastam até 30% mais em bens de consumo do que os heterossexuais.

Outro ponto que merece destaque é quanto a média salarial de R$ 3.247,00 e uma estrutura familiar não-tradicional, boa parte sem filhos, os homossexuais têm mais oportunidades em consumir imóveis, carros e viagens. E agora faço uma pergunta: SUA MARCA ESTÁ ATENTA A ESSA NOVA DEMANDA?

Quando falamos em comunicação e relacionamento com o público gayfriend alguns pontos são de extrema importância:

As ações não precisam ser complexas, tão pouco estereotipadas. O tom da comunicação deve ser suave e sem imposições sociais. O Banco Itaú, por exemplo, durante uma “parada LGBT “ parabenizou a diversidade por meio da bandeira do movimento e da frase "A gente é laranja, mas é feito pra todas as cores".


O dialogo deve ser também pontual e com um aproouche simpático. No dia do homem, por exemplo, o Shopping da Ilha, em São Luis-MA, divulgou uma campanha digital no Facebook com a frase: “homem com homem também em coisa de homem”.


Monitore as manifestações sociais deste público. Feeling é importante, mas mensuração é fundamental – acompanhar o público ajuda na construção de ações para relacionamento e relacionamento é trabalho de longo prazo.

Por fim, fique atento as tendências. Hoje já existem livros e eventos específicos direcionados aos profissionais de marketing para melhor entendimento desde nicho de mercado. Eventos como a Expo Business LGBT Mercosul ou os livro Princípios de Marketing (Kotler) e Mercado GLS (Reinaldo e Bacelar) ajudam as marcas e gestores de marketing a entenderem o perfil dos homossexuais.


Abra os olhos e melhore seus resultados! Grande abraço.

@coelhofernando





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