quarta-feira, 8 de abril de 2015

Qual a relação do marketing de serviços com o endomarketing?


Praticamente toda a compra que você realiza existe uma prestação de serviço envolvida – não importa se o produto é tangível ou intangível, quase sempre haverá serviço no meio. Se você, por exemplo, for comprar um eletrodoméstico em uma loja, o atendimento que você receberá é uma prestação de serviço, nesta situação você busca o produto, todavia, avaliará a compra (experiência total) pelo conjunto de variáveis: produto + atendimento.

Ok! Mas, o que isto tem a ver com endomarketing?

A resposta é lógica, porém, muitas vezes IGNORADA por empresário, dirigente e/ou gestor de negócio.

O ciclo é bem simples: VOCÊ CUIDA DO SEU COLABORADOR -> O SEU COLABORADOR CUIDA DOS SEUS CLIENTES -> SEUS CLIENTES FICAM SATISFEITOS.

O grande desafio do marketing de serviços é compreender a importância do fator humano. A principal ação do endomarketing é gerar conhecimento, motivação e comprometimento nos colaboradores – o que de maneira sistemática, colaborará para uma melhor prestação de serviço.

O mínimo que um cliente espera ao chegar a uma loja é receber um atendimento com empatia, atenção e sinceridade.

Seus colaboradores são representantes da sua empresa e o negócio entre empresa e cliente dependem de pessoas. Em qualquer mercado a prestação de serviço de alto nível dependerá daqueles que são responsáveis pelo relacionamento com o cliente. SÃO OS SEUS “VENDEDORES” QUE TRATAM DE LEVAR A IMAGEM DA EMPRESA PARA DENTRO DA MENTE (E CORAÇÃO) DOS CLIENTES, ESTABELECENDO ASSIM, RELAÇÕES DURADOURAS.

Deixo aqui uma reflexão para você que lê este artigo: se você deseja clientes satisfeitos com sua marca, trate de trabalhar para deixar seus colaboradores igualmente felizes em prestar serviço para a empresa. Os resultados dependem fortemente do desempenho do elemento humano. Endomarketing e marketing de serviços andam de mãos dadas.

@coelhofernando

Publicitário, Mestrando em Ciências da Educação, MBA em Marketing e Especialista em Administração Estratégica. 

3 comentários:

  1. O fator que mais tem relevância e muitos não dão a devida atenção é o fator humano e a responsabilidade de transmitir ao cliente uma segurança ao adquirir um produto ou serviço.
    Vejo alguns relatos sobre a evolução de alguns serviços nesse sentido, numa ótima preparação do atendimento para representar a empresa/serviço.
    No meu caso, ja deixei de comprar num determinado local pelo simples fato de não ter sido atendido de maneira amistosa, e o carisma do atendimento deve estar ligado diretamente à marca. Não é algo tão simples, mas vejo uma ascensão meio lenta nesse sentido, mas sei que essa barreira ainda será quebrada.

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  2. é isso mesmo amigo Cezario! O fator humano é o mais importante. E um simples ato muda tudo em uma venda! Obrigado por sua audiência!!!

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  3. é isso mesmo amigo Cezario! O fator humano é o mais importante. E um simples ato muda tudo em uma venda! Obrigado por sua audiência!!!

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