quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uso de mídias sociais nas empresas

 

Sempre digo: não existe mais diferença em relacionamentos on e off, ambos são importantíssimos e um serve de apoio ao outro. Alguém hoje tem duvidas do poder das redes sociais? 

Você é o que você sabe versus quem você conhece, uma das ferramentas que, se usada corretamente, acelera este conceito são as ferramentas de mídias sociais, como por exemplo, as plataformas Facebook e Linkedin. A empresa que não permite o uso consciente (e competente) destas ferramentas deveria repensar sua decisão. 

Uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 organizações mais valiosas ao redor do mundo mostraram que os empreendimentos que utilizam e investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas que as demais. 

Dando um exemplo bem claro: numa concessionária de veículos novos, um vendedor de usa as mídias sociais de maneira competente pode realizar prospectos on-line, compartilhamento de ofertas e conteúdos relevantes do segmento, gerenciar sua imagem digitalmente e aparecer, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado.

Segundo o mesmo estudo, as empresas que investiram em mídias sociais cresceram em média 18% em um ano, já aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6% em suas receitas no mesmo período.

As redes sociais quando utilizadas competentemente por um colaborador agiliza significativamente os processos de negócios, eu mesmo as utilizo para manter contato com colegas de mercado, fornecedores, veículos e parceiros, participando inclusive de grupos de melhorias mercadológicas da região (a exemplo do Brainstorm-MA do Publicitário Janjão Medeiros). 

Luis Fuzarro, Especialista em tecnologia da Informação, afirma que a liberação das mídias sociais nas organizações melhora o conhecimento coletivo e é essencial para criar potencial e diferencial competitivo. 

Não existe mais duvidas de que está ferramenta promove a expansão da marca (pessoal oU jurídica) no mercado, melhora relacionamento com os stakeholders e reduz custos.

E ai, sua empresa já está na rede?

@coelhofernando

Um comentário: