quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Agregue valor a sua marca


Todos os dias escutamos que fará a diferença do mercado quem agregar valor. Os produtos e serviços estão cada vez mais iguais e comoditizados, vivemos na sociedade dos excessos e ofertas em demasia. E o que é significa na verdade “agregar valor”?

Conceitualmente, agregar valor é acrescentar inovações, valores, e diferenciar aquilo que é colocado no mercado, de modo a satisfazer seu cliente. Ao agregar valor é preciso embutir maior qualidade no que está sendo oferecido.  

Agregar valor é um diferencial competitivo. Na administração, existe um teórico chamado Michael Porter que diz que, o lema da estratégia competitiva é ser diferente.

Costumo dizer em sala de aula que algumas atitudes simples, mas não simplistas, nos ajudam neste processo. Listei algumas abaixo:
  • O cliente precisa perceber valor na prestação do serviço – uma marca que se preocupa em entender e solucionar com verdade o problema do clientes, com absoluta certeza, ganhará pontos com ele.
  • Personalizar é a solução – faça o cliente se sentir único. Se necessário, faça adaptações. Uma frase mortal nos negócios e que deve ser abolida é: “ESSA É REGRA DA CASA”.
  • Parece bobagem, mas muita gente peca no marketing pessoal –mantenha uma boa aparência. Muitas pessoas irão, querendo ou não, lhe julgar pela “embalagem”. Lembrando que marketing pessoal não é apenas vestir-se bem, mas também, sua postura, posicionamento e atendimento.
  • Invista no relacionamento para depois vender – não tenha pressa para vender. Primeiro conheça as necessidades do cliente, se preocupe com os seus problemas, e só depois pense em vender.
  • Neutralize a concorrência com ética – nada de falar mal da marca concorrente. Você deve ser um orientador para seu cliente. Se ele perceber sua integridade, você ganhará a confiança e fidelidade dele.
  • E por fim, gosto muito dessa: ligue para seus clientes e não venda nada. Quantos vendedores ligam para seus clientes apenas para desejar um bom dia e convidar para um café? Essa atitude demonstrará o quão você o valoriza e lhe tem como parceiro.

E ai, você anda agregando valor? Reflita sobre isso e sucesso!

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário