Para iniciar bem o ano,
convidei o Consultor Empresarial Ney Lins para o primeiro Market Look de 2015. Ney
se dedica ao estudo das forças do mercado, mídias digitais, relacionamento
e comportamento social, trabalha com marketing deste os 14 anos e é
Sócio-Diretor de Marketing da PSIU Comunicação e Eventos.
Conversamos sobre gestão de
marketing, experience marketing, desenvolvimento humano e mídias sociais.
Meu convidado acredita que quanto
mais conhecimento o ser humano adquire, melhor pessoa e profissional ele se
torna. E quanto mais pessoas capacitadas, melhor o mundo será. Confira o
bate papo.
Market Look com Ney Lins
Blog do Fernando Coelho: Quando se fala em gestão de marketing, erroneamente se confunde com gestão da comunicação. Hoje mais do que publicitar, é extremamente importante criar experiências para- consumidor. Como as marcas podem fortalecer essas experiências?
Ney: Na verdade, o erro acontece quando uma parte
dos profissionais e da população em geral acham que marketing e comunicação são
a mesma coisa. Como profissionais de marketing, precisamos disseminar os
conceitos da nossa profissão. Enfim, sobre as experiências, as marcas deveriam
focar em ouvir e entender os seus clientes/prospects. Só assim saberão o que
realmente agrada-os e o que trará resultado para a sua empresa. Quando vejo
empresas da construção civil, por exemplo, que "atraem" clientes para
o estande de vendas com distribuição de sorvetes, isso me deixa intrigado. Será
que é essa experiência que os clientes esperam ter? Não seria mais
interessante, por exemplo, envolvê-los no conceito do empreendimento, criando
uma experiência de como seria a vida deles no empreendimento? Gerar
experiências para o consumidor tem a ver com o que a empresa está oferecendo.
Marcas, criem experiências para o consumidor que o envolvam com o seu negócio e
que sejam capazes de criar RELACIONAMENTO com eles. Na minha visão, Marketing
de Experiência tem a ver com Marketing de Relacionamento, pois uma coisa leva a
outra e se complementam.
Blog do Fernando Coelho: O bem-estar emocional
passou a fazer parte da lista de prioridades dos brasileiros. Como você enxerga
novos negócios nesta área?
Ney: Creio que o Coaching é uma ferramenta incrível
para desenvolver o bem-estar emocional. Considero o coaching como uma tendência
em constante crescimento e aqueles que tem se beneficiado disto terá grandes
resultados como profissionais e, consequentemente, para as empresas que
trabalham.
Blog do Fernando Coelho: Seu negócio é marketing e desenvolvimento humano. A linha de frente é o cartão de visita de qualquer marca. As empresas estão dando a devida importância para sua força de vendas?
Ney: Não do jeito que deveriam. Não só a força de vendas precisa estar em constante evolução, mas toda a empresa precisa desse desenvolvimento contínuo. Precisamos criar nas empresas uma mentalidade de capacitação constante. Os benefícios disso são enormes. Basta analisar que as maiores empresas do mundo são as que mais investem em capacitação e desenvolvimentos constante em todas as áreas da sua empresa. Empresas de pequeno e médio porte devem se espelhar nas grandes empresas, se quiserem um dia chegar ao mesmo patamar. Mas tem um problema que vai um pouco além da mentalidade das empresas, que é a mentalidades dos próprios colaboradores, que muitas vezes tem a oportunidade de capacitação oferecida pela empresa e não dão a devida atenção ou, simplesmente, não comparecem aos treinamentos. Tem uma frase minha que sempre cito nas minhas palestras e que traduz o que creio que as empresas/profissionais deveriam pensar sobre o assunto: "Sempre temos algo a aprender com qualquer pessoa. Ninguém é melhor do que ninguém. Eu posso te ensinar algo, você pode me ensinar algo e assim é a vida, um eterno aprendizado."
Blog do Fernando Coelho: Vivemos na era da colaboração e compartilhamento. O consumidor (e nossos funcionários) são hiperconectados. Como posso utilizar as redes sociais dos meus colaboradores a favor do negócio?
Ney: Em um mundo cada vez mais social onde as pessoas passaram de simples espectadores e agora são também as próprias mídias que compartilham e propagam informações e ideias, ninguém pode desdenhar do poder das Mídias Sociais e o que elas podem fazer contra ou a favor da sua empresa. A velocidade com que uma informação, boa ou ruim, é compartilhada e propagada é um risco que bate a porta e que dá calafrios nos mais céticos dos gestores. De nada adianta criar cartilhas, definir horários, criar senhas ou punir, pois estamos na era da informação, bem vindos a era da democracia digital, onde todos têm o direito de se expressar da forma que julgarem melhor. O acompanhamento e monitoramento não é papel apenas do marketing, mas também do departamento pessoal e recursos humanos que devem ter cuidados adicionais e pesquisar sobre o que o candidato costuma fazer nas mídias sociais no momento da contratação. Seguindo essa linha de pensamento colaborativo, o ideal mesmo é educar e conscientizar os colaboradores, a fim de torná-los, não apenas conscientes no uso das mídias sociais, mas peças-chave da estratégia de marketing da sua empresa. De que forma fazer isso? Ah, tem as mais variadas formas. Que tal criar peças, campanhas e textos exclusivos para deixar à disposição dos colaboradores postarem em suas próprias mídias sociais, aumentando assim o alcance e aproveitando esse público que você tem "dentro de casa"? Premie, reconheça, estimule o uso consciente e participativo.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual sua visão da vida e do mundo dos negócios?
Ney: Tenho um objetivo claro em minha vida: Ajudar a mudar o mundo através da capacitação, do conhecimento e, consequentemente da evolução intelectual da humanidade. Acredito que quanto mais conhecimento o ser humano adquire, melhor pessoa e profissional ele se torna. E quanto mais pessoas capacitadas, melhor o mundo se torna, é um ciclo!
MINI BIO DE NEY LINS:
Profissional
de marketing com certificação em Comunicação Integrada de Marketing pela ESPM,
Recursos Humanos pela FGV e Marketing Digital pela 8Ps. Atua com organização de
eventos desde 2003 na empresa que é Sócio-Diretor de Marketing, a PSIU
Comunicação e Eventos. Tem trabalhos realizados para diversos clientes como
Consultor de Marketing e nos últimos 6 anos acumulou passagens por agências de
comunicação e em departamentos de marketing de grandes empresas com atuação em
todo o Nordeste, entre elas: Imobiliária Eduardo Feitosa (PE), Drogarias Globo
(PI), Vivo (PE), Agenciada (PI), Unu Soluções (PE), E.LIFE (PE), Rosângela
Castro Imobiliária (PI), entre outros. Também é Sócio da HIP Marketing e
Comunicação Digital (PI). Já soma mais de 350h de cursos de especialização com
os mais conceituados profissionais nas áreas de Gestão, Marketing, Mídias
Sociais e Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário