Muitas pessoas confundem as atividades marketing e publicidade. Antes
de falar sobre o marketing de relacionamento, gostaria de esclarecer
primeiramente os termos acima:
Segundo a AMA (Associação Americana de Marketing), marketing é uma função organizacional e
uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para
clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie
a organização e seus stakeholders.
Já publicidade, significa,
genericamente, divulgar, tornar público. Publicidade é uma técnica de
comunicação de massa, paga com a finalidade precípua de fornecer informações,
desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente
para vender produtos ou serviços.
Então o primeiro ponto
aqui é: se você só divulga o seu produto, isso não é marketing – portanto, não
agrega valor consistente a sua marca.
Uma empresa que trabalha com gestão de marketing adequada deve
pensar sempre em oferecer produtos ao mercado que atendam necessidades e crie
significado na vida de seus clientes – é preciso, além disso, focar em
processos adequados e capacitação das pessoas envolvidas.
O segundo ponto de
extrema importância é o marketing de relacionamento.
Relacionar-se com o cliente é a melhor forma de se manter
próximo, desenvolver confiança e conseguir o respeito dele. É fundamental você
entender o que seu consumidor pensa e necessita da sua marca. Tente seguir três
variáveis básicas: captar, reter e
fidelizar.
A gestão de pós-venda é uma ferramenta valiosíssima para a marca.
Quantas empresas tratam os clientes de forma personalizada? Quantas marcas
ligam após a compra de um produto ou conclusão de um serviço? Quantas organizações
possuem programas de fidelidade? Esses são alguns itens simples que irão
diferenciar sua empresa dos concorrentes. Com essas poucas ações fica mais
fácil manter o cliente satisfeito. As ações de marketing de relacionamento
costumam geral resultados a longo prazo, então não espere começar suas ações e
ver os resultados dentro de poucos dias.
Vale lembra que, quanto menor a empresa, maior a possibilidade
ela terá de estar mais próxima aos seus clientes, construindo um bom
relacionamento, entendendo-o e melhorando seus processos.
Pende nisso!
@coelhofernando
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