segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Market Look com Emanuela Marques

Minha convidada de hoje é multifacetada! Jornalista de formação, publicitária de coração e comunicóloga por vocação, ainda encontra tempo para outra paixão: a poesia. Pós-graduada em Marketing pela FGV já trabalhou em Assessoria de Imprensa, Endomarketing, Editoriais Impressos e é inquieta por natureza. Conversamos sobre endomarketing e comunicação interna como estratégias empresariais. Aprecie sem moderação o Market Look de Emanuela Marques.
Market Look com Emanuela Marques
Blog do Fernando Coelho: Você é jornalista com atuação em marketing. Muita gente quando inicia essa graduação pensa em redações de jornais ou TV, todavia, existe uma infinidade a ser explorada pelo jornalista na comunicação como um todo.  Como seu olhar de Jornalista colaborou na sua atuação como profissional de marketing?
Emanuela: Essa é a característica de ser comunicóloga, é o que mais me fascina, essa pluralidade que a área traz e tantas possibilidades de atuação que ela proporciona, aliada a minha mania de experimentar, que é nata da personalidade de jornalista. E esse olhar de jornalista colaborou com várias coisas, mas acho que posso destacar a principal: a sensibilidade, pois me permitiu conhecer e entender melhor as pessoas, o meu target, o mercado e principalmente as expectativas e necessidades deles. E no marketing esse é um dos principais objetivos “entender melhor para atender melhor”.
Blog do Fernando Coelho: Você possui forte expertise em endomarketing. Como esta ferramenta pode colaborar não apenas na motivação do colaborador, mas também na satisfação do consumidor?
Emanuela: O endomarketing é uma ferramenta estratégica de extrema importância para qualquer organização, pois tem a função de integrar funcionários, produtos/serviços e clientes. E todas as ações de endomarketing partem da sua premissa básica que é primeiro satisfazer o cliente interno (colaborador), para que este motivado, em um ambiente de trabalho feliz e estimulante possa satisfazer e reter os clientes externos. Esse é o maior objetivo do endomarketing: ter funcionários satisfeitos e comprometidos com os resultados da empresa para ter um desempenho melhor e com foco nos clientes.
Blog do Fernando Coelho: Para que nossa audiência compreenda melhor, existe diferença entre comunicação interna e endomarketing. Você pode explicar?
Emanuela: A comunicação interna é uma ferramenta de comunicação que tem uma função informativa, para transmitir mensagens e notícias da empresa para seus colaboradores. O endomarketing vai além, é um conjunto de estratégias voltado para a satisfação e retenção de clientes, assim como, obtenção de resultados. Em suma, comunicação interna são processos de informação, enquanto o endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa. Agora é importante ressaltar que em um bom planejamento de endomarketing a comunicação interna é utilizada de forma estratégica, compartilhado as informações incorporando aos objetivos e a cultura da organização.
Blog do Fernando Coelho: Por que a Comunicação Interna tem que ser encarada como uma estratégia de gestão empresarial?
Emanuela: Porque é onde você imprime o principal ingrediente do endomarketing: a transparência. Isso é fundamental na comunicação empresa – colaborador, pois ajuda a construir uma relação de confiança imprescindível para moldar a cultura da organização, o DNA da empresa. E é aí onde entra o comprometimento dos colaboradores, a atitude de vestir a camisa que reflete no alcance das metas e objetivos da empresa.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu Market look? Qual sua visão de vida e mercado?
Emanuela: A minha visão de vida é um ditado francês “le but de la vie c’est la maturation de l’ame”, que quer dizer “o propósito da vida é o amadurecimento da alma”. Essa é minha busca diária e procuro levar isso pro meu trabalho. E penso que esse deveria ser também o propósito das empresas: buscar o amadurecimento de suas almas. Porque a alma de uma organização nada mais é do que as pessoas que a constituem, sejam colaboradores, fornecedores, ou clientes, o foco maior deve ser sempre a satisfação e o desenvolvimento deles, em harmonia e equilíbrio com o ambiente em que vivemos.
MINI BIO:


Emanuela Marques é jornalista e escritora, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem curso na área de produção e apresentação de TV pela produtora Raízes do Maranhão e curso de Endomarketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Já trabalhou em projetos independentes para TV e Rádio; trabalhou com assessoria de imprensa na CORES – Comunicação e Responsabilidade Social, atendendo marcas de diferentes segmentos como Cyrela, O Boticário e Chilli Beans; escreveu matérias de comportamento para a Revista ÓTIMA; e por último atuou como analista de comunicação, durante cinco anos, na Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, com a formatação e consolidação do processo de endomarketing na empresa e também atuação em projetos na mesma área, na CELPA – Centrais Elétricas do Pará, ambas empresas do grupo Equatorial Energia. Atualmente, mora em Goiânia, e se dedica a projetos pessoais. É autora do blog de crônicas “Não Dá Para Controlar” (naodaparacontrolar.blogspot.com.br) e trabalha no projeto do seu primeiro livro, de poesias, no qual deseja lançar esse ano. 

3 comentários:

  1. Adorei participar, foi um prazer imenso. Sucesso sempre para você!

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  2. Eu é que agradeço! Obrigado por compartilhar sua expertise com nossa audiência!

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  3. Gostei do Ditado Francês... Difícil de pronunciar, Fácil de Entender!

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