Minha convidada de hoje é multifacetada! Jornalista de formação,
publicitária de coração e comunicóloga por vocação, ainda encontra tempo para
outra paixão: a poesia. Pós-graduada em Marketing pela FGV já trabalhou em
Assessoria de Imprensa, Endomarketing, Editoriais Impressos e é inquieta por
natureza. Conversamos sobre endomarketing e comunicação interna como
estratégias empresariais. Aprecie sem moderação o Market Look de Emanuela
Marques.
Market Look com Emanuela Marques
Blog do Fernando Coelho: Você é
jornalista com atuação em marketing. Muita gente quando inicia essa graduação
pensa em redações de jornais ou TV, todavia, existe uma infinidade a ser
explorada pelo jornalista na comunicação como um todo. Como seu olhar de
Jornalista colaborou na sua atuação como profissional de marketing?
Emanuela: Essa é a
característica de ser comunicóloga, é o que mais me fascina, essa pluralidade
que a área traz e tantas possibilidades de atuação que ela proporciona, aliada
a minha mania de experimentar, que é nata da personalidade de jornalista. E
esse olhar de jornalista colaborou com várias coisas, mas acho que posso
destacar a principal: a sensibilidade, pois me permitiu conhecer e entender
melhor as pessoas, o meu target, o
mercado e principalmente as expectativas e necessidades deles. E no marketing
esse é um dos principais objetivos “entender melhor para atender melhor”.
Blog do Fernando Coelho: Você possui
forte expertise em endomarketing. Como esta ferramenta pode colaborar não
apenas na motivação do colaborador, mas também na satisfação do consumidor?
Emanuela: O endomarketing é uma ferramenta
estratégica de extrema importância para qualquer organização, pois tem a função
de integrar funcionários, produtos/serviços e clientes. E todas as ações de
endomarketing partem da sua premissa básica que é primeiro satisfazer o cliente
interno (colaborador), para que este motivado, em um ambiente de trabalho feliz
e estimulante possa satisfazer e reter os clientes externos. Esse é o maior
objetivo do endomarketing: ter funcionários satisfeitos e comprometidos com os
resultados da empresa para ter um desempenho melhor e com foco nos clientes.
Blog do Fernando Coelho: Para que
nossa audiência compreenda melhor, existe diferença entre comunicação interna e
endomarketing. Você pode explicar?
Emanuela: A
comunicação interna é uma ferramenta de comunicação que tem uma função
informativa, para transmitir mensagens e notícias da empresa para seus
colaboradores. O endomarketing vai além, é um conjunto de estratégias voltado
para a satisfação e retenção de clientes, assim como, obtenção de resultados. Em
suma, comunicação interna são processos de informação, enquanto o endomarketing
trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa. Agora é
importante ressaltar que em um bom planejamento de endomarketing a comunicação
interna é utilizada de forma estratégica, compartilhado as informações incorporando
aos objetivos e a cultura da organização.
Blog do Fernando Coelho: Por que a
Comunicação Interna tem que ser encarada como uma estratégia de gestão empresarial?
Emanuela: Porque é
onde você imprime o principal ingrediente do endomarketing: a transparência.
Isso é fundamental na comunicação empresa – colaborador, pois ajuda a construir
uma relação de confiança imprescindível para moldar a cultura da organização, o
DNA da empresa. E é aí onde entra o comprometimento dos colaboradores, a
atitude de vestir a camisa que reflete no alcance das metas e objetivos da
empresa.
Blog do Fernando Coelho: Em uma
frase, qual seu Market look? Qual sua visão de vida e mercado?
Emanuela: A minha
visão de vida é um ditado francês “le but de la vie c’est la maturation de
l’ame”, que quer dizer “o propósito da vida é o amadurecimento da alma”. Essa é
minha busca diária e procuro levar isso pro meu trabalho. E penso que esse
deveria ser também o propósito das empresas: buscar o amadurecimento de suas
almas. Porque a alma de uma organização nada mais é do que as pessoas que a
constituem, sejam colaboradores, fornecedores, ou clientes, o foco maior deve
ser sempre a satisfação e o desenvolvimento deles, em harmonia e equilíbrio com
o ambiente em que vivemos.
MINI BIO:
Emanuela Marques é jornalista e escritora, especialista em
Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem curso na área de produção e
apresentação de TV pela produtora Raízes do Maranhão e curso de Endomarketing pela
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Já trabalhou em
projetos independentes para TV e Rádio; trabalhou com assessoria de imprensa na
CORES – Comunicação e Responsabilidade Social, atendendo marcas de diferentes
segmentos como Cyrela, O Boticário e Chilli Beans; escreveu matérias de
comportamento para a Revista ÓTIMA; e por último atuou como analista de
comunicação, durante cinco anos, na Companhia Energética do Maranhão – CEMAR,
com a formatação e consolidação do processo de endomarketing na empresa e
também atuação em projetos na mesma área, na CELPA – Centrais Elétricas do
Pará, ambas empresas do grupo Equatorial Energia. Atualmente, mora em Goiânia,
e se dedica a projetos pessoais. É autora do blog de crônicas “Não Dá Para Controlar”
(naodaparacontrolar.blogspot.com.br) e trabalha no projeto do seu primeiro
livro, de poesias, no qual deseja lançar esse ano.
Adorei participar, foi um prazer imenso. Sucesso sempre para você!
ResponderExcluirEu é que agradeço! Obrigado por compartilhar sua expertise com nossa audiência!
ResponderExcluirGostei do Ditado Francês... Difícil de pronunciar, Fácil de Entender!
ResponderExcluir