Além de vender e colaborar com os resultados
financeiros do cliente, o bom Publicitário precisa pautar a importância da
criação de uma imagem sólida. Conversei sobre experience marketing e marketing de massa, com
Tercio Alves, Sócio da Sniper Propaganda. Confira!
Market
Look com Tercio Alves
Blog
do Fernando Coelho: Cada vez mais o cliente quer ser surpreendido e cada vez
mais se fala da importância de criar experiências no marketing. O bom
publicitário precisa pensar em como alcançar o coração do cliente. Seth Godin
diz que trabalho emocional é trabalhar com seu coração, com alma e com seus
sentimentos. Como isso funciona na prática?
Tercio:Da mesma forma que
protegemos cada dia mais nossas casas com equipamentos de segurança, as pessoas
estão cada dia mais blindadas contra a velha e chata publicidade que quer
vender sem oferecer nada em troca da atenção do consumidor. Chegar ao coração
das pessoas é o nosso desafio e só existe um caminho: Uma grande ideia.
Blog
do Fernando Coelho: “Quanto mais fácil de quantificar, menor é o valor”.
Coisas como amor, confiança, prazer, segurança ou felicidade não são fáceis de
mensurar. Ainda hoje, o grande varejo tem dificuldade em agregar valor. Como,
na condição de Agência de Propaganda, podemos propor isso aos clientes
(anunciantes)?
Tercio:Além de saber vender
para o público dos nossos clientes, precisamos também saber vender o melhor
caminho aos anunciantes. Na Sniper apresentamos sempre o melhor caminho, que é
aquele que vende mais, mas que também constrói um marca forte. Cada filme, cada
anúncio e cada ação, precisam ser planejados para que além de vender, coloque
um tijolo na construção de uma grande marca.
Blog
do Fernando Coelho: A massa é o foco principal de grande parte do mercado. Como
você enxerga isso?
Tercio:Acredito que apesar do
mundo estar cada vez mais fragmentado, apesar de mais mercados de nicho estarem
surgindo e ficando cada vez mais fortes, é natural que a maior parte do mundo
empresarial e por consequência o mundo da publicidade, mire nos grandes grupos
consumidores. É para as massas que as empresas vendem mais. E nós
publicitários, somos na verdade, vendedores que vendem para centenas, as vezes
milhares de pessoas ao mesmo tempo. O desafio é encontrar o argumento certo
para cada produto e mostrar ele de forma criativa e adequada para o publico que
se pretende atingir.
Blog
do Fernando Coelho: Você é diretor de arte. Qual seu sentimento ao escutar
“aumenta a marca e preenche esse espaço em branco”?
Tercio:Muito boa sua pergunta Fernando.
Mas para falar a verdade, não tenho ouvido esses pedidos na Sniper. Quando você
apresenta uma peça ou campanha vendedora e que trás o produto ou o anunciante
como protagonista, não tem porque o cliente fazer essas intervenções. O que
tenho observado, são muitos criativos se esquecendo de que propaganda tem um
único objetivo que é vender. A criatividade, o humor, a surpresa, a emoção, a
estranheza, ou qualquer outra ferramenta, deve ser utilizada apenas com o único
objetivo de chamar a atenção do público para o argumento de venda. Não somos
artistas, somos vendedores. Geralmente quando o anunciante pede para aumentar a
marca gráfica, o que ele está sentindo é que aquela peça não está colocando a
empresa, o serviço ou o produto dele como a grande estrela.
Blog
do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual sua visão de
mercado e mundo?
Tercio:O estudo e o esforço
sempre vão ser mais importantes que a inspiração e o talento.
MINIBIO DE TÉRCIO ALVES:
Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís,
cursou Criação Publicitária na Escola Cuca e vários cursos sobre criatividade,
vendas e planejamento na Miami ad School. Ganhou o prêmio 24/7 do Clube de
Criação de São Paulo em 2011. Trabalhou na Z+, agência do grupo Havas presente
em mais de 180 países onde teve oportunidade de trabalhar para clientes como:
Hyundai, Habib's, Penalty, Hospital Albert Einstein, Livraria Cultura, Cinemark
entre outros. Por dois anos seguidos teve trabalhos representando o Brasil no
festival de Cannes e em 2014 fundou em São Luís a Sniper Propaganda. Tércio não
cansa de estudar a função que escolheu exercer e acredita que não existem
limites para uma grande ideia.
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