segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Market Look com Tercio Alves

Além de vender e colaborar com os resultados financeiros do cliente, o bom Publicitário precisa pautar a importância da criação de uma imagem sólida. Conversei sobre experience marketing e marketing de massa, com Tercio Alves, Sócio da Sniper Propaganda. Confira!

Market Look com Tercio Alves

Blog do Fernando Coelho: Cada vez mais o cliente quer ser surpreendido e cada vez mais se fala da importância de criar experiências no marketing. O bom publicitário precisa pensar em como alcançar o coração do cliente. Seth Godin diz que trabalho emocional é trabalhar com seu coração, com alma e com seus sentimentos. Como isso funciona na prática?

Tercio:Da mesma forma que protegemos cada dia mais nossas casas com equipamentos de segurança, as pessoas estão cada dia mais blindadas contra a velha e chata publicidade que quer vender sem oferecer nada em troca da atenção do consumidor. Chegar ao coração das pessoas é o nosso desafio e só existe um caminho: Uma grande ideia. 

Blog do Fernando Coelho: “Quanto mais fácil de quantificar, menor é o valor”.  Coisas como amor, confiança, prazer, segurança ou felicidade não são fáceis de mensurar. Ainda hoje, o grande varejo tem dificuldade em agregar valor. Como, na condição de Agência de Propaganda, podemos propor isso aos clientes (anunciantes)?

Tercio:Além de saber vender para o público dos nossos clientes, precisamos também saber vender o melhor caminho aos anunciantes. Na Sniper apresentamos sempre o melhor caminho, que é aquele que vende mais, mas que também constrói um marca forte. Cada filme, cada anúncio e cada ação, precisam ser planejados para que além de vender, coloque um tijolo na construção de uma grande marca.

Blog do Fernando Coelho: A massa é o foco principal de grande parte do mercado. Como você enxerga isso?

Tercio:Acredito que apesar do mundo estar cada vez mais fragmentado, apesar de mais mercados de nicho estarem surgindo e ficando cada vez mais fortes, é natural que a maior parte do mundo empresarial e por consequência o mundo da publicidade, mire nos grandes grupos consumidores. É para as massas que as empresas vendem mais. E nós publicitários, somos na verdade, vendedores que vendem para centenas, as vezes milhares de pessoas ao mesmo tempo. O desafio é encontrar o argumento certo para cada produto e mostrar ele de forma criativa e adequada para o publico que se pretende atingir.  

Blog do Fernando Coelho: Você é diretor de arte. Qual seu sentimento ao escutar “aumenta a marca e preenche esse espaço em branco”?

Tercio:Muito boa sua pergunta Fernando. Mas para falar a verdade, não tenho ouvido esses pedidos na Sniper. Quando você apresenta uma peça ou campanha vendedora e que trás o produto ou o anunciante como protagonista, não tem porque o cliente fazer essas intervenções. O que tenho observado, são muitos criativos se esquecendo de que propaganda tem um único objetivo que é vender. A criatividade, o humor, a surpresa, a emoção, a estranheza, ou qualquer outra ferramenta, deve ser utilizada apenas com o único objetivo de chamar a atenção do público para o argumento de venda. Não somos artistas, somos vendedores. Geralmente quando o anunciante pede para aumentar a marca gráfica, o que ele está sentindo é que aquela peça não está colocando a empresa, o serviço ou o produto dele como a grande estrela.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu Market Look? Qual sua visão de mercado e mundo?

Tercio:O estudo e o esforço sempre vão ser mais importantes que a inspiração e o talento.

MINIBIO DE TÉRCIO ALVES:


Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís, cursou Criação Publicitária na Escola Cuca e vários cursos sobre criatividade, vendas e planejamento na Miami ad School. Ganhou o prêmio 24/7 do Clube de Criação de São Paulo em 2011. Trabalhou na Z+, agência do grupo Havas presente em mais de 180 países onde teve oportunidade de trabalhar para clientes como: Hyundai, Habib's, Penalty, Hospital Albert Einstein, Livraria Cultura, Cinemark entre outros. Por dois anos seguidos teve trabalhos representando o Brasil no festival de Cannes e em 2014 fundou em São Luís a Sniper Propaganda. Tércio não cansa de estudar a função que escolheu exercer e acredita que não existem limites para uma grande ideia.

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