segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você acredita em que?

Hoje recebi um SMS de um gestor e resolvi refletir e escrever sobre a crença (o acreditar).
No dicionário Aurélio acreditar está relacionado a fé, Aurélio Agostinho (não o mesmo do dicionário) diz que ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.

A crença é muito intangível, geralmente acreditamos naquilo que não vemos, mas, sentimos e por sentirmos, cremos. Meio redundante, mas, fundamental.
Os profissionais de maior sucesso são aqueles que acreditam no que ninguém vê, são aqueles que seguem sua intuição (com coerência) e apostam na vitória (ainda a ser alcançada pela execução ainda duvidosa).

Na área de venda, por exemplo, só alcançará a vitória aquele que acreditar nela, afinal de contas, várias empresas possuem os mesmos produtos que você, com qualidade igual ou superior e o que fará o cliente optar pelo seu produto e não pelo o do concorrente é a fé que você transmitirá.

Acreditar que você tem as melhores condições, os melhores preços, o melhor produto e principalmente que você é o melhor vendedor é justamente o que lhe dará condições de um bom posicionamento em relação ao consumidor. Devo recordar aqui que posicionamento não é o que você diz ser, mas sim, a percepção que o outro tem de você.

Outro exemplo muito concreto da importância de acreditar pode ser visualizado no caso do jogador Lionel Messi, hoje do Barcelona. No blog do Benê Lima ele cita a história do jogador que teve uma insuficiência hormonal e prejudicou seu crescimento, tanto físico, quanto desportivo, marcando-o também psicologicamente. Contudo, a diferença foi que Messi possuía uma força mental que o impulsionava, essa força só pode ser gerada pela própria pessoa a partir do que ela acredita, os psicólogos chamam isso de plano psíquico.

Para um plano psíquico perfeito é necessário três variáveis: a família, os amigos e a confiança. Desses, o mais intrínseco e talvez o mais importante (por ser de origem própria) seja a confiança. Confiar é acreditar em si e amar o que se faz. Quem ama brilha, quando a gente ama nossos olhos brilham, seja uma namorada ou um emprego. O amor e a confiança é o que nos faz superar desafios e empreender.

Benê diz que essa capacidade psicológica (o acreditar) é o que faz os pontapés que um jogador sofre não machucá-lo. É o que diferencia, definitivamente, os jogadores de futebol das super-estrelas, ou um publicitário de um super-criativo, ou vendedor de um super-vendedor e assim por diante.

Então, acredite! (em você)


@coelhofernando

10 comentários:

  1. Anonimo ssays how this shit can stay here on this bathtub?

    ResponderExcluir
  2. the first ok sorry there is one cat on the knife

    ResponderExcluir
  3. yeah i am so sorry i am crazy

    ResponderExcluir
  4. what do you believe my friend?

    ResponderExcluir
  5. time to go was a pleasure meet you bye goodbye

    ResponderExcluir
  6. i use prozac zoloft and others

    ResponderExcluir
  7. I listen to the pink floyd

    ResponderExcluir
  8. hey nice clock my friend great idea!

    ResponderExcluir
  9. all comments here are of my own


    and remember my friend my name is Marcus and i am brazilian (unfortunately)

    ResponderExcluir