quinta-feira, 22 de março de 2012

Look Market com Janjão Medeiros

 
João Ricardo acredita que num bom mercado como o nosso é preciso somar talentos e se integrar. Ops! Quem é João Ricardo?
É o famoso Janjão Medeiros, fundador da “networking creative” mais badalada do mercado local.
Em apenas 8 meses ele conseguiu reunir nomes de peso da publicidade maranhense em uma comunidade exclusiva no Facebook, fora isso ele vem se destacando no cenário criativo como um dos mais promissores Planners da terra de Gonçalves Dias.
Ontem o grupo do qual ele é membro e fundados chegou ao expressivo numero de 300 participantes e eu não podia deixar passar em branco. Confira meu bate-papo com João Ricardo, ou simplesmente Janjão (o grande).
Look Market  com Janjão Medeiros
Blog do Fernando: O Brainstorm São Luis já pode ser considerado uma marca e espaço de conexão de boas ideias do mercado local. Ouso dizer que o grupo caminha para se tornar um “networking creative”. Como surgiu a ideia e como você ver o grupo hoje?
Janjão: A ideia surgiu a partir de uma percepção particular do mercado logo que comecei a vivenciá-lo. Percebi que a publicidade maranhense estava passando por um forte amadurecimento profissional, desta forma procurei encontrar uma maneira de integrar todos os agentes participantes desse processo a fim de promover debates e discussões sobre o nosso mercado. Para isso nada melhor do que usufruir do potencial que a tecnologia nos oferece, no caso, a criação de um grupo interativo no facebook. Hoje, após 8 meses é muito gratificante  ver o resultado deste projeto, pois é notória a sua relevância. O grupo acaba de completar 300 membros e grandes nomes da publicidade local, os quais sempre admirei, participam ativamente, gerando credibilidade e respeito ao grupo.
Blog do Fernando: Você já levou dois “Canta Galo” como aluno de Publicidade e se destacou rapidamente no mercado publicitário, sem duvidas você é uma promessa da publicidade maranhense. Quais os planos do Janjão para os próximos capítulos?
Janjão: Na verdade foram seis (risos). O canta galo, como você citou, é mais um exemplo que assegura que o mercado vive um novo momento. As faculdades possuem um importante papel nesse cenário. Os estudantes estão a cada dia participando mais da realidade do mercado. Mas tudo isso é uma obra coletiva, como sempre diz o querido amigo e professor Guilbert Macedo. É preciso somar talentos e se integrar. Não posso deixar de agradecer a inúmeras pessoas, mas especialmente aos meus companheiros de equipe Eduardo Martins, Dermeson Meireles e Lucas Ribeiro que contribuíram consideravelmente em muitas conquistas, como esta do Canta Galo. E os próximos capítulos estão sendo planejados. Muitas “águas vão rolar”.
Blog do Fernando: Falando agora sobre Planejamento, no ultimo dia 6, aconteceu o  evento APG Noisy Thinking, realizado pelo Account Planning Group – grupo de planejamento britânico. Durante o evento foi destacado que os planners precisam mudar o tom dos seus planejamentos, ou seja, passar do pensamento em problemas de comunicação, para pensar os problemas de business; deixar de ser apóstolo para se tornar os novos melhores solucionadores de problemas estratégicos disponíveis ao cliente. Como você ver os planners locais?
Janjão: Vejo que todos os planners devem alinhar seu raciocínio estratégico para o pensar em problemas de business, conforme explorado no APG Noisy. Infelizmente em São Luís ainda não é possível perceber tão claramente a potencialidade deste departamento. Mas aos poucos muitas agências e clientes estão começando a explorar esse diferencial, como no caso da AG10 com seu pequeno grande planner Lui Brito e a Phocus inovando no ambiente online com seu planner digital Fernando Spotti.
Blog do Fernando: Um bom planejamento precisa ser recheado de...
Janjão: Uma cobertura suculenta de um ótimo briefing e um recheio consistente de muita pesquisa e conhecimento de mercado.
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, da vida, do mercado?
Janjão: Ser publicitário é fazer a mesma coisa todo dia, diferente.
Mini Currículo:
Janjão (João Ricardo) 20 anos, graduando em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Iniciou suas atividades profissionais aos 16 anos como auxiliar administrativo, entrando no mercado publicitário através da agência experimental Ilha de Ideias, onde logo se destacou e em seguida foi atuar na área de planejamento da Quadrante. Atualmente é Planner da Mallmann Marketing, participou de vários cursos na ESPM na área de planejamento e em eventos como a Semana de Criação-SP. Possuí workshop de planejamento na agência ÁFRICA-SP do grupo ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário