quinta-feira, 8 de março de 2012

Look Market com Benedito Cantanhede


Meu próximo convidado do Look Market é um maranhense-carioca, ele acredita que a propaganda é um mix de sinergia e que, pensar fora da caixa nos torna pessoas (e profissionais) mais felizes... ele é professor, publicitário pela PUC, MBA em Marketing e Especialista em Gestão Empresarial.

Já passou pela Almap/BBDO, JWThompso, Y&R, Futura Propaganda, foi sócio diretor da Red Café Comunicação e hoje é Marketing Manager da GL events Brasil e professor nos cursos de Publicidade e Marketing da UniverCidade, Gama Filho, FGV e Senac Rio.

Aprecie sem moderação o bate-papo com o espetacular Benedito Cantanhede.

Look Market com Benedito Cantanhede 

Blog do Fernando: Você é maranhense, nascido e criado na ilha do amor, se formou em Publicidade pela PUC e sua primeira experiência com propaganda foi na Almap/BBDO (Já começou bem). Confere as informações? Como foi essa trajetória de São Luis para o Rio de Janeiro?
Benedito: sim. Sou maranhense nascido e criado. Estudei o colegial no Marista e sai de lá para fazer Publicidade aqui na PUC. Já se passaram 29 anos e volto sempre em São Luis para mergulhar na Praia do Meio, comer caranguejo e ministrar cursos e palestras.
Realmente tive a sorte de começar bem... na Almap...
A minha trajetória foi bem definida. Sempre tive foco no que queria (e quero fazer). Quando estava no segundo grau, sempre gostei de publicidade, mas tinha um problema... São Luis não tinha o curso... E ai como devo fazer? Fiz a cabeça dos meus pais e encarei o desafio da PUC. Deu certo! Fiz o exame da PUC, fui muito bem colocado (também tinha passado em outras 2 universidades).
A PUC foi o portão de entrada para o mundo da publicidade. Na minha época tinha o Nisan dois anos acima, tinha a turma da criação da DPZ que estudava por lá e fora os professores, a maioria do mercado (MPM, JWThompson, Almap e outras agencias locais).
No segundo ano da PUC, já tinha um ciclo bom de amizades do mercado e comecei a participar dos processos de seleção. A Almap foi que tinha me escolhido pelo um projeto acadêmico na área de planejamento. Dai foi o começo, que nunca mais sai....
Comecei na Almap, depois fui para a JWThompson, Y&R (no escritório carioca da V&S), Futura Propaganda e depois participei do projeto da RedCafé. Ha 3 anos sou o Marketing Manager da GL events, uma multinacional francesa que é a segunda maior empresa do mundo no setor de eventos. 
Blog do Fernando: A propaganda maranhense tem ganhado notoriedade no cenário norte-nordeste. Como é visto o profissional maranhense fora deste eixo?
Benedito: Esse fato tem me deixado orgulhoso. Tenho mais 2 amigos da minha geração que ainda estão no mercado (o França que é D.Arte e D-Jay e o Sidnei que é D.Arte e jpa ganhou até Cannes) que tem o mesmo sentimento. Na minha época (início da década de 80) ninguém sonhava nesse boom da publicidade local. Lembro-me do Caracas "ralando" para manter a agencia em evidência e harmonia. Esse negócio, como sabemos, é um mix de sinergia de trabalho entre agencia e anunciante.
Acho que hoje tem mais marcas locais precisando ter um trabalho bacana de comunicação e as marcas nacionais e globais precisando desenvolver estratégias, mas pensando localmente.
Também acho que o mercado local (agencias, veículos, fornecedores) ainda precisa se organizar para ganhar mais força, principalmente para dar "um gás" na imagem positiva. Isso vem com um tempo!
Blog do Fernando: No Maranhão algumas marcas já entraram na onda do digital e começaram a investir neste seguimento. Uma pesquisa recente constatou que os executivos brasileiros ainda acham arriscado investir em redes sociais. Como você trabalha com GL EVENTS no meio on-line? As outras marcas do Rio de Janeiro estão sabendo usar adequadamente essa new media?
Benedito: pois é... Cada vez mais as ações nas redes sociais vem ganhando força. Isso é uma tendência mundial. Sem dúvida a flexibilidade das campanhas e o baixo custo ajudam nessa tendência.
Nos aqui na GL EVENTS investimos bem nas ações das redes sociais. 3 dos 7 negócios do Brasil tem ações bem dinâmicas. A HSBC ARENA tem que estar nas redes. Nosso público de shows e eventos esportivos são "internautas de carteirinha". A divulgação dos grandes eventos no Riocentro e a divulgação das 26 feiras organizadas pela Fagga, entre elas a Bienal Internacional do Livro e a Premier Vision.
Blog do Fernando: Você já esteve dos dois lados da moeda: agência e cliente. O trabalho da agência tende a ser mais conceitual e o cliente sempre busca os números (resultados). Eu defendo a teoria do “menos é mais”, o que pode ser percebido no comercial do Itaú, onde pela primeira vez, o banco fica em primeiro lugar na pesquisa de Lembrança de Marcas na Propaganda, segundo o Datafolha, por causa do comercial do bebê (com pouquíssimas palavras). Como você ver a “briga” entre cliente e agência? A agência deve ser mais mercadológica ou o cliente deve ser mais criativo?
Benedito: Realmente já tive dos lados do negócio. Vivi os dois mundos. Hoje uma agência e anunciante tem que, cada vez mais, viver em harmonia. Acabou a era onde a agencia faz o cliente pede e vice-versa. Hoje para uma estratégia dar certo tem que haver harmonia, pré-teste, coerência, racional criativo e principalmente o entendimento das necessidades do mercado. Se uma campanha estiver dentro dos critérios e objetivos da empresa, com certeza será sucesso e trará os resultados esperados.
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu Look Market da vida, do mundo e do mercado?
Benedito: Pense fora da caixa. Você será mais feliz!


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