quarta-feira, 21 de março de 2012

Look Market Especial Administração de Agências com Zenaide Radaneza


Minha convidada deste Look Market é uma administradora publicitária profissional. 


Formada em Publicidade e Contabilidade, ela é também Mestre em Gestão Empresarial, Diretora Administrativa de uma das mais conceituadas agências do estado e presidente da Sinapro-MA.


Aprecie sem moderação nosso Look Especial Administração de Agência com a publicitária Zenaide Radaneza, da AG.10 Propaganda. 


Look Market Especial Administração de Agências com Zenaide Radaneza
Blog do Fernando: Você é Publicitária e Contadora de formação, e possui Mestrado em Gestão Empresarial, ou seja, uma ADMINISTRADORA PUBLICITÁRIA PROFISSIONAL. Alguns estudantes e até profissionais enxergam a Agência de Publicidade como uma “casa de ideias” apenas e esquecem que a publicidade é um instrumento de caráter econômico, inserida no entorno do marketing, portanto, faz parte do conjunto de atividades empresariais. Quais os principais erros cometidos na gestão das agências pela ausência de conhecimentos específicos?


Zenaide: Como publicitários não podemos esquecer da visão empreendedora e sustentável! Ou seja, toda a empresa tem custos e para que seja rentável precisa de lucros! Simples assim! Os principais erros na gestão das agências são justamente a falta da visão financeira e empreendedora. Podemos ser criativos, sem esquecer de dar lucro. 


Blog do Fernando: Você lançou o Livro “Faturamento em agências de publicidade e propaganda. Aprendendo a não ser bitributário”. De maneira bem simples, como ocorre essa bitributação nas agências e como evitá-las?
Zenaide: A maioria das agências faturam os débitos de seus clientes contra sua própria agência! Isso não deve acontecer! Pois estará pagando impostos sobre dívidas dos clientes e não da agência! Impostos são inerentes a receitas das agencias e não de custos com fornecedores e veículos contratados em nome do cliente.
Blog do Fernando: Elza Tsumori, do Mundo do Marketing, afirmou que “O setor de marketing precisa mesmo é de um bom curso de gestão empresarial”. Você concorda com essa afirmação?
Zenaide: Concordo e deveria ter uma cadeira no curso universitário durante todos os períodos sobre gestão empresarial.
Blog do Fernando: Existem três formas de remuneração das agências: criação, mídia e honorários de produção. Muitos anunciantes focam no investimento em mídia e tendem a esquecer da criação, assim as agências são obrigadas a indicar estratégias que gerem retorno com esta forma de ganho TAMBÉM (TV, rádio, etc.). Em São Paulo, a Naked mudou seu formato de remuneração e não possui nenhum vínculo com a estrutura de comissionamento tradicional, cobrando apenas um FEE pelas ideias e estratégias, o que os permite recomendar estratégias sem qualquer vínculo com esses veículos de comunicação. Você acha que nosso mercado (agências e clientes) receberia esse modelo de negócio tranquilamente?
Zenaide: Acredito que nosso mercado ainda seja provinciano para aceitar qualquer alteração no modelo tradicional, no entanto, a remuneração das agências são enfatizadas pelas Normas Padrão da Atividade publicitária da seguinte forma: O Fee já existe! É para substituir qualquer uma das remunerações, desde que o valor negociado seja parecido com o que a empresa ganharia se não adotasse-o.
Blog do Fernando: E pra finalizar, qual seu Look Market? Qual sua visão do mundo, da vida e da comunicação regional?
Zenaide: Um publicitário tem de ter uma visão global, ser antenado e acima de tudo estar sempre atualizado! O mundo hoje cabe na palma da mão e só precisamos estar atentos às oportunidades. Quanto à comunicação regional, adoraria se as grandes empresas fizessem suas campanhas valorizando as regiões e com parcerias locais.


Mini-currículo:
Zenaide Radanesa, 39 anos, Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Propaganda e Publicidade, Especialista em Didática Universitária e Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Professora Universitária e Diretora Administrativa, Financeira e Mídia da AG.10 Propaganda em São Luís do Maranhão e Presidente da Sinapro-MA Autora dos Livros Micro e Pequenas Empresas. A importância de Conhecê-las; Mídia para Iniciantes; e Faturamento em Agências de Propaganda e publicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário