segunda-feira, 5 de março de 2012

Sua empresa vende o que?


Seu ramo de negócio é uma concessionária de carro, então seu foco é venda de carro,certo? Errado! 

Engana-se quem pensa que o foco do seu negócio é aquilo se vende. Gestores e colaboradores devem entender que o foco de qualquer negócio é algo que vai muito além, mas que está bem na nossa frente: O CLIENTE.

Não é de hoje que especialistas afirmam que para conquistar um novo cliente a marca investe quatro vezes mais do que para manter um cliente antigo. Também não é de hoje que os mesmos especialistas afirmam que o poder do boca-a-boca é bem mais forte do que qualquer ação de marketing. O consumidor está na ordem do dia em qualquer planejamento.

É bem mais inteligente(e econômico)para as marcas manterem um relacionamento saudável com seus clientes,a buscar apenas conquistar novos clientes(e assim esquecerem seus atuais).Philip Kotler em uma de suas obras afirma que a função do marketing não é vender e que o marketing não está focado em lucro, mas sim em atender necessidades dos clientes e satisfazê-los, o lucro é uma consequência,ou seja, cliente satisfeito abre a mão e paga bem. 

Pesquisa recente realizada pela Amdocs apontou que os clientes estão menos fiéis às marcas, então vamos pensar juntos: se a marca trata aquele cliente como único, buscando constantemente entendê-lo (e atendê-lo) e estreita sua relação com ele, será que este cliente estará vulnerável a ser conquistado por uma marca que ele não conhece? Pode até ser que sim, porém essa probabilidade é bem menor.

Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, diz que as marcas devem gostar das pessoas. Eu complemento: - E da receita que essas pessoas geram em nossos caixas.

O fato inegável é que empresas que focam seu negócio nas necessidades dos clientes, indiscutivelmente são empresas mais lucrativas e fortes mercadologicamente.

Como diz o próprio Kotler: O cliente é o rei!

E o foco do seu negócio, qual é?

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário