segunda-feira, 19 de março de 2012

E quando as ideias inovadoras são bloqueadas?


Todo mundo conhece o ditado “em time que está ganhando não se meche”.

Com a inovação muitas vezes é assim, muitos gestores barram ideias extremamente potenciais por ter receio de “mexer no time” – o que é um erro.

As empresas mais inovadoras (e rentáveis), como o Google, por exemplo, permitem propostas de inovações diariamente, seus colaboradores a cada dia se superam com ideias novas e que geram mais receitas. 

Os empresários precisam compreender que em time que está ganhando é possível sim melhorar o desempenho através de novos métodos, mas para isso os gestores precisam estar abertos e permitir que seus liderados pensem. A mente criativa é como um para quedas, só funciona aberta. As empresas que desejam vencer precisam ser inovadoras, o mercado exige isso. É preciso implantar uma cultura de inovação, só isso permitirá á essa organização desenvolver novas ideias e soluções criativas. 

A cultura da inovação possibilita aos colaboradores fornecer novas ideias, empresas com normas muito rígidas travam as ideias e engessam os procedimentos. Em algumas empresas o grande problema para a “não inovação” são justamente as normas, o Professor Antonio Carlos Teixeira recomenda que as empresas montem equipes de identificação de normas e faça uma varredura, uma verdadeira limpeza em normas inúteis. É importante parar e verificar se uma norma implantada há cinco anos, por exemplo, ainda faz sentindo hoje e se a mesma não está barrando uma possível inovação.

As normas são importantes, mas é preciso ser questionadas rotineiramente, caso contrário elas serão uma faca de dois gomos e certamente um bloqueador de ideias.

Sua empresa tem normas? Elas são rígidas? E as ideias estão chegando? Pense nisso!

@coelhofernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário