segunda-feira, 16 de julho de 2012

Look Market com Bruno Lima




Essa semana o entrevistado do nosso look market é um executivo multifacetado da comunicação, que acredita que a sobrevivência de qualquer empresa hoje está ligada a um excelente relacionamento com as mídias digitais. Para ele um dos maiores “inimigos” que um canal de televisão pode ter é o controle remoto.

Meu convidado comemorou ano passado 10 anos de formatura (em Publicidade), com o convite do grupo Dalcar para assumir uma das diretorias da Tv Guará – Record News.

Estou falando de Bruno Lima, Publicitário com 14 anos de atuação do mercado de marketing e comunicação. 

O papo tá incrível! Apreciem sem moderação!

Look Market com Bruno Lima

Blog do Fernando Coelho: A inovação só é possível através de experiências multifacetadas e um repertório vasto. Você já passou por importantes empresas e em diferentes funções, agora você assume um novo posto na TV Guará. Como está sendo esse novo ciclo da sua carreira e quais são os planos e projetos que vem pela frente?

Bruno: Sou um grande felizardo em poder ter escolhido uma profissão que propiciasse este “repertório vasto”. Desde acadêmico, sempre procurei ter contato com todas as áreas que a profissão de publicitário poderia me oferecer. Da edição de imagens ao atendimento. Sempre tive a certeza que este seria o melhor aprendizado para me formar um profissional apto a trabalhar em qualquer área que a comunicação pudesse me confiar em um futuro próximo. 

Como mesmo dissestes, já passei por diversas experiências profissionais. Sempre procurei fugir de rótulos, trabalhei minha carreira para ser conhecido como um executivo multifacetado da comunicação.

Comemorei meus 10 anos de formatura, com o convite do grupo Dalcar para assumir uma das diretorias da Tv Guará. Trabalhar para fazer com que uma emissora nova em nível nacional, pouco conhecido, entrasse no cotidiano da nossa sociedade, seria no mínimo bem motivador. Sempre fui motivado com grandes desafios. Na Tv Guará está sendo  um grande aprendizado, pois tudo é novo. Pela primeira vez trabalho com um produto altamente perecível e que atinge todos os públicos. Qualquer pessoa pode ser meu cliente. Trabalho hoje diretamente com o comportamento humano. Tenho um desafio de entrar no cotidiano de todos os maranhenses. Tenho que achar a formula correta para conseguir isso, sem falar que o ritmo de gerenciamento da empresa é frenético, tudo tem que acontecer muito rápido e a inovação têm que ser uma constante em qualquer atividade que tenhamos que fazer. A única certeza no momento é que estamos no caminho certo. Estamos colhendo bons frutos nestes 12 meses de trabalho árduo.

Blog do Fernando Coelho: Um dos maiores ativos de uma organização é sua reputação. Reputação que se traduz em sólidos ou frágeis elos de confiança com os diversos atores do ambiente corporativo. O canal 23 tinha um péssimo histórico de reputação, como foi (ou como está sendo) este trabalho de resgate de credibilidade do canal?

Bruno: Nos meus 10 anos de vida profissional aprendi que qualquer empresa é feita por pessoas. São os dirigentes de uma organização que dão a personalidade e funcionamento pleno. O nome PESSOA jurídica não é por acaso. Acredito que tenha sido esta a inspiração que o grupo Dalcar  buscou, quando priorizou a etapa de identificar e contratar os melhores profissionais do mercado para formar uma equipe multidisciplinar que tivesse a capacidade de comandar a TV GUARÁ da melhor forma possível, resolvendo todas as dificuldades rotineiras.  Já era certo que o desafio seria imenso, este foi o primeiro passo para criarmos nossa identidade. Com esta decisão, tudo foi conseqüência.

Em segunda instância, chegou-se a conclusão que existia uma necessidade de investimento em tecnologia, precisávamos ter uma imagem de qualidade e realmente cobrir toda a área de sinal que tínhamos autorização, em seguinte, um novo nome fantasia, o objetivo era comunicar uma nova era para o canal 23, deixando claro aos colaboradores a nossa missão em ser diferente na forma de comunicar e termos um jornalismo de credibilidade, imparcial e atuante, além de ter estudado todo o mercado, identificando os erros e oportunidades para termos uma prática comercial que respeitasse todos os personagens do mercado publicitário.

Tudo que foi relatado é uma constante. As pessoas que fazem a TV Guará tem tudo muito claro na sua forma de administrar a rotina da empresa. A conseqüência é o que já podemos observar no mercado, resultados mais que positivos para apenas 1 ano de uma nova administração. Imagine o que vem pela frente?!

Blog do Fernando Coelho: A Guará está com um mix de produtos que atende diferentes perfis. Como vocês estão lhe dando com esse paradigma de que o canal de noticias 24h é exclusivo para classe A?

Bruno: A TV Guará surgiu com um propósito de ser realmente diferente por natureza, temos em nossa grade mais de 12 horas de programação local. Queremos realmente comunicar com os diferentes perfis da nossa sociedade.
Além dos programas de informação jornalística, DIA NEWS, GUARÁ NEWS E MA ACONTECE, informando sobre todo o cotidiano da nossa cidade, temos na nossa grade, um programa de informação jornalística esportiva, ESPORTE GUARÁ NEWS, trazendo tudo do esporte amador e profissional e Programas de entretenimento, PROGRAMA M, voltado para o universo feminino; Programa INSPIRAR, voltado ao público empresarial empreendedor; Programa de entrevista AVESSO, trazendo o lado que poucos conhecem dos entrevistados; Programa ÁFRICA BRASIL CARIBE, voltado a nossa cultura e um jornal eletrônico, IMPARCIAL NA TV, trazendo mais informações das principais manchetes que estamparam a semana do nosso estado. E outros projetos já estão sendo pensado. A idéia é que neste segundo semestre que se aproxima, venham mais novidades na programação.

Quando falamos do paradigma de sermos um canal que comunica somente com a classe A, isso é visto com uma certa preocupação. Afirmo que se trata de uma grande miopia de marketing. Acredito que isso se deve principalmente ao fato de muita gente acreditar que somos um canal fechado, e na verdade somos um canal multi -plataformas, estamos presentes não só em todas as possibilidades de canais fechados de São Luís, 8 TVN, 93 JET TV, 115 TV CLARO  e 323 SKY HD, como também, nos canais abertos 23 UHF e  23.1 HD. Impossível não atingirmos as outras classes sociais!

Outra certeza que devemos ter é que as classes C D E, ao contrário que muitos pensam, gostam sim de informação. O problema é que elas não tinham acesso, sem falar no momento de ascensão que estas classes vivem no Brasil. São diversos os produtos que estão sendo criados para este público. Gosto até de citar alguns cases que reforçam estas certezas, um deles é a audiência do programa do comunicador Jairzinho, O POVO COM A PALAVRA, na própria TV Guará e o sucesso de vendas do jornal AQUI, do Grupo Diários Associados.

Blog do Fernando Coelho: Relacionamento digital hoje é condição sine qua non, quais os projetos da Guará para esse meio on-line? Como é o relacionamento da marca com os telespectadores-consumidores de mídias digitais? 

Bruno: A sobrevivência de qualquer empresa hoje está ligada a um excelente relacionamento com as mídias digitais. Com o produto televisão, não poderia ser diferente, principalmente com uma nova possibilidade televisiva que é o caso do nosso canal 23. Hoje um dos maiores “inimigos” que um canal de televisão pode ter é o controle remoto. A mídia social entra como uma grande aliada para prender o telespectador na programação.

Nós que fazemos a TV Guará estamos buscando modelos e a melhor forma para atender nossos consumidores digitais. Hoje estamos trabalhando com um grande projeto para criação de um núcleo digital na emissora, pois, precisamos ultrapassar os limites de uma ativa Fun Page no Facebook, além de perfil no Twiter e postagem da nossa programação no You Tube. Temos a certeza que ainda falta muito para atendermos a demanda que este tipo de mídia nos provoca. Precisamos ser mais ativos. Mas, tenha a certeza que melhorar o relacionamento da TV Guará com os telespectadores-consumidores de mídias digitais é uma das prioridade na nossa administração. Neste segundo semestre, boas novidades virão para este público.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, do mercado e das pessoas?

Bruno: Um comunicador resumir seu look market em uma única frase é mais desafiador que todos os questionamentos acima, mas, tentarei resumir afirmando:

Tudo que você seja confiado ou se presta a realizar, deve ser feito com muito amor e profissionalismo, todo o resto é conseqüência.

Sou um entusiasta com o nosso mercado e com as pessoas, acredito fielmente que um mundo melhor sempre está por vir. Tenho a certeza que o mercado da comunicação da nossa São Luís está em pleno desenvolvimento e que devemos ser perseverantes e atuantes. Muitos acontecimentos reforçam esta afirmação, como exemplo, a quantidade de agências que estão escritas este ano na premiação Colunistas Norte Nordeste.

Acredito que tudo que você passa na vida deve ser tirado como um grande aprendizado, que para toda história tem dois lados e que devemos procurar sempre o lado positivo, que o bem sempre vence o mal. Ultimamente, aprendi que seu estado de espírito deve-se exclusivamente a você mesmo. Devemos sorrir mais, dividir mais, aprender a cada conversa, fazer súditos, nunca ser chefe e sim líder. Amo conhecer gente e conhecer novas culturas. Aprendi que não devemos ser racistas, nem muito menos criar rótulos para nada na vida.

Mini Currículo:

Publicitário, Especialista em Marketing, possui 14 anos de experiência no mercado de Marketing já tendo atuado nas empresas Comunicar, Hospital Dr Carlos Macieira- Pro Saúde, Taguatur Turismo, Bastidores Produções, Taguatur Veiculos, Dorrier Comunicação, Phocus Propaganda e Marketing e Unimed São Luis.  Foi também membro do colegiado do UNICEUMA, representando o curso de Comunicação Social de 1999 a 2001, além de coordenador geral de todas as semanas de comunicação  de 1998 a 2001. Desde 2011 está na TV Guará – Record News, hoje como Diretor de Marketing.


Um comentário:

  1. Fernando, parabéns pela iniciativa de criar um blog dedicado ao nosso tão especial mercado da comunicação. Obrigado pelo convite, espero que gostem da minha participação. Sucesso!!!

    ResponderExcluir