segunda-feira, 23 de julho de 2012

Look Market com Lui Brito


Meu convidado de hoje é Publicitário, Redator, Planner e já disputou uma luta de MMA com o também publicitário Gabriel Rocha (pelo menos na foto).

Para o meu convidado, referência é tudo, não só para o planner, mas para todo publicitário. Há mais de cinco anos no mercado criativo, ele recentemente trocou de casa (e função). Ele já morou no Canadá e sempre que pode se alimenta de experiências culturais viajando para novos (e inspiradores) lugares.

Bati um papo com Lui Brito, Criativo do Grupo Phocus! Aprecie sem moderação.

Look Market com Lui Brito

Blog do Fernando Coelho: Casa nova, família nova. Quais as promessas deste 2º semestre?

Lui Brito: Durante 5 anos tive a oportunidade de fazer parte da equipe AG10, que foi muito importante para mim. Trabalhei ao lado de grandes profissionais e para grandes clientes, tudo contribuiu muito para o meu crescimento profissional. Hoje estou na Phocus com outra equipe, outro ambiente e novos desafios. Acho importante esse dinamismo do mercado e a troca de experiências. Na Phocus quero continuar desenvolvendo meu trabalho, contribuindo para o crescimento dos nossos clientes e do mercado publicitário de São Luís.

Blog do Fernando Coelho: Planejar é gerar valor ou extrair valor?

Lui Brito: Um fator essencial para um bom planejamento é compreender o cenário, assim é possível extrair informações necessárias para elaborar um planejamento de comunicação capaz de atribuir valores ao que é interessante, de acordo com os objetivos do cliente. Para isso é preciso ter referência.

Blog do Fernando Coelho: A base do planejameto são as pessoas, os diálogos, a própria vida. Anibal Caso, da Wieden + Kennedy, diz que o Planner deve ser menos propaganda e mais humano. Qual a base de Lui Brito para direcionar o processo criativo?

Lui Brito: Acredito muito nisso! Acho que referência é tudo, não só para o planner, mas para todo publicitário. Precisamos ler, estudar e pesquisar, mas também precisamos viver, sair da nossa zona de conforto, frequentar outros lugares, conhecer novas pessoas, experimentar novas tecnologias, viajar. Precisamos entender como as coisas funcionam, como as pessoas se comportam, o que elas fazem e pra onde vão. Tudo isso é essencial para elaborar uma boa estratégia de comunicação, e é o que sempre busco fazer, mas isso a gente não encontra nos livros.

Blog do Fernando Coelho: Escrevi essa semana no meu blog e no Portal Administradores que teoricamente uma agência sem Planner consegue caminhar tranquilamente, contudo, é o planejamento que traz para a agência a qualidade e assertividade. É notório hoje a preocupação com o Planejamento tanto on quanto off. Como você enxerga este momento, em especial no nosso estado?

Lui Brito: Acho que o nosso mercado ainda tem muito que evoluir neste aspecto. Muitas agências já perceberam a importância do planejamento, mas poucas possuem profissionais dedicados a pensar estratégias para os clientes. Quando o setor de planejamento realmente funciona, as possibilidades de erro diminuem, as oportunidades são mais bem aproveitadas e há direcionamento para o processo criativo. Tudo isso eleva o nível dos trabalhos e possibilita uma posição proativa, que é o que os clientes esperam das agências.

Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual seu olhar da vida, do mundo, do mercado?

Lui Brito: Informação e conhecimento são a base de tudo, principalmente para o planejador de comunicação. Por isso “temos duas orelhas e uma só boca, justamente para escutar mais e falar menos”.

Mini Currículo:
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís, Possui Extensão em Criação e Comunicação para Varejo, Extensão em Branding, Extensão em Novas tendências de mercado e ferramentas de marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Participou do Workshop de Planejamento também pela ESPM. Por três anos foi Redator e por dois foi Planner na AG10, neste meio tempo também fez intercâmbio cultural no Canadá. 

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