segunda-feira, 30 de julho de 2012

Look Market com Renata Vale

 
Minha convida de hoje é de Belém do Pará, curiosa e ansiosa ela é Publicitária e Especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda, admira todas as formas de arte, não vive sem música , literatura e cinema.
Aprecie sem moderação meu bate papo com Renata Vale, Executiva de Contas da C.A Comunicação, responsável pela conta de varejo regional da Chevrolet Brasil.

Look Market com Renata Vale

Blog do Fernando Coelho: Você é Executiva de Contas da CA Comunicação, uma agência paraense que atende importantes marcas como Chevrolet, Novo Mundo, Pitágoras, Sebrae, entre outras. Só para os nossos leitores se situarem, fale um pouco da sua trajetória. Quem é Renata Vale?
Renata: Sou curiosa e ansiosa, desde antes da faculdade já me interessava em entender como as coisas funcionavam nos bastidores e sempre admirei quem "fazia acontecer". A curiosidade acabou me fazendo conhecer um pouco de muita coisa, já trabalhei com criação, direção de arte, produção eletrônica e produção de moda. Acabei optando pela área de atendimento/planejamento, porque daqui consigo me meter em tudo, rs , posso dar pitaco em todas as áreas, continuar por dentro do todo e gerenciar o processo com propriedade.
Blog do Fernando Coelho: Você diariamente constrói brief’s, e no varejo o ritmo é frenético. A qualidade do brief é proporcional ao trabalho criativo que dali deriva. Como construir um brief criativo e eficiente dentro do mercado varejista do qual as informações são velozes, diferentes e o job é sempre urgente?
Renata: Com o tempo fui aprendendo que um dos maiores trunfos que o atendimento pode ter é uma equipe unida e sinérgica. Isso funciona principalmente pras conta de varejo frenético. Algumas vezes o briefing pode ser um olhar ou uma linha, quando o tempo é curto. É muito mais fácil e rápido brifar uma equipe que está por dentro do todo. O grande desafio é mantê-los informados e motivados o tempo inteiro, mas é só uma questão de hábito, hoje em dia temos muitas ideias que partem da equipe, não só da criação, isso só é possível quando a informação circula e todos conseguem "respirar" e entender o cliente tanto quando o atendimento.
Blog do Fernando Coelho: Já trabalhei com alguns atendimentos, de diferentes perfis comportamentais. Um bom atendimento faz toda a diferença. O Atendimento representa o cliente na agência e vice-versa, e é o único capaz de integrar, motivar e mobilizar a agência toda, contudo às vezes é injustiçado no mundo da comunicação. Não tenho conhecimento de nenhum Grupo de Atendimento atuante no Brasil, como por exemplo, os de Mídia e Criação. Como você ver essa “carência” de representação? Na sua área especifica, em termos nacionais, o que é positivo e o que é negativo?
Renata: Hoje em dia não enxergo mais a injustiça com o atendimento. Acho que de uns tempos pra cá, bons atendimentos vêm conseguindo mudar a percepção de "leva-e-traz" para "gestor de conta".
Acredito que a não existência de um "Grupo de Atendimento" é apenas consequência do perfil do nosso trabalho. Enquanto gestores do processo, precisamos diretamente das equipes das outras áreas e somos absorvidos não somente pelos processos internos da agência, mas também precisamos entender (e muito) do negócio do cliente.
Todo produto final de mídia, criação e produção tem a contribuição essencial do atendimento. Nosso trabalho não é só a ponta, é o todo. Acho que é possível e necessária a criação de grupos de discussão e estudo na área, sim, mas  mais no sentido de criatividade na gestão da conta. Toda forma de estudo e aprofundamento é sempre muito benvinda.
Blog do Fernando Coelho: Pra mim, se o Atendimento fosse um médico ele seria um Clinico Geral, que entende de tudo: mídia, produção, criação, planejamento e, sobretudo, de negócios. Um verdadeiro estrategista de mercado, muito próximo do Marketing. Igor Mêda é Diretor de Atendimento da Tengu Propaganda, em Maceió, disse certa vez que quando ele foi cliente ele teve um choque com os Tiradores de Pedidos. Qual sua visão do Atendimento de maneira geral? Existe mais de um tipo de Atendimento? O que você acha dos Tiradores de Pedidos?
Renata: Muito da minha escolha pela área de atendimento partiu daí, queria fazer da forma que eu achava que seria correta e que os atendimentos não faziam. O atendimento tem obrigação de saber de tudo, tem que saber argumentar e defender, tem que conhecer desde a realidade do mercado do cliente, até saber a extensão do arquivo que deve ser enviada pra gráfica e pra TV.
O atendimento aprende muito todo dia e é assim que tem que ser, se não aprender, tá fazendo errado. De maneira geral, acredito que essa postura do "atendimento acomodado" vêm mudando, mas ainda há uma longa estrada pela frente. O atendimento está na ponta e sempre vai sofrer muito, é preciso ter muito jogo de cintura e persistência pra conduzir o processo com segurança e simpatia ao mesmo tempo. Pra mim, é inaceitável que ainda existam os "tiradores de pedido", sei que eles ainda existem, mas prefiro acreditar que a nova geração já tá chegando ao mercado mais consciente, e que essa nova (e correta) postura do atendimento já esteja sendo mostrada desde os bancos das faculdades de comunicação.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, mercado, pessoas?
Renata: Referência é tudo. O comunicador precisa ser devorador de todas as informações disponíveis (e correr atrás de todas as que não estão disponíveis  também, rs).  Informação hoje é muito fácil, tem que ser sempre solução e nunca problema. A informação tá aí, nosso trabalho é vestir o conhecimento em favor dos nossos clientes.
MINI CURRÍCULO:
Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA -PA); Especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac (SP); Já trabalhou como Diretora de Arte na OMG Comunicação-PA;
com Produção Executiva de Moda na Revista Simples (SP) e no São Paulo Fashion Week; como Free-Lancer em Produção Executiva de Vídeos e Eventos, via Senac (SP);a Antes de ser atendimento da CA Comunicação, trabalhou na Galvão Propaganda (PA); já atendeu conta de todos os portes , com destaque para Vale, Supermercados Líder, Shoping Castanheira e TIM. Hoje em dia atende a conta de varejo regional da Chevrolet Brasil. Admira todas as formas de arte. Não vive sem música , literatura e cinema; gosta de informação e de gente;  adora viajar e ainda vai conhecer o mundo (quase) todo.

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