quarta-feira, 11 de julho de 2012

Planejamento de comunicação e inovação


Planejar estrategicamente significa olhar o negócio e para o negócio de maneira mais intrínseca e focada no ambiente.

Hoje o Brasil encontra-se com a sua segunda geração de planejadores dentro das agencia de comunicação e setores de marketing, o que antes era chamado de Departamento de Pesquisa de Mercado ou ainda Centro de Informações hoje fica a cargo dos famosos Planners.  

O Planejador de Comunicação possui um papel importantíssimo dentro da cadeia criativa haja vista sua dinâmica e responsabilidade frente aos negócios do cliente (ou como próprio cliente), sua função hoje é muito mais ativa e proativa – o que antes era muito mais voltado para o comportamento dos consumidores e as informações utilizadas como matéria prima criativa, hoje já olha para outras áreas do mercado, como por exemplo, as dinâmicas dos negócios, as inovações, co-criação, construção de marcas, oportunidade de novos negócios e por ai vai.

Ousaria dizer que o papel do Planner não vem ganhando importância, já ganhou – e isso é muitas vezes graça aos clientes, sobreduto as multinacionais que estão desejosas por mais inovação (e mais crescimento). 

Qual a importância desse Planner? É ele que fornece subsídios e direcionamento para as ideias, ele é um forte parceiro de todos dentro da agência. Teoricamente uma agência sem Planner consegue caminhar tranquilamente, contudo, segundo Marcello Magalhães , professor da ESPM, é o planejamento que traz para a agência a qualidade e assertividade do produto criativo final, ou seja, o planejamento se utiliza das informações disponíveis do mercado, cliente e consumidores para melhorar a qualidade da criação e mais recentemente para colaborar com o próprio cliente no processo de desenvolvimento dos seus negócios. 

Planejar é olhar, dialogar, filtrar, qualificar e colaborar. Sua marca pode existir sem eles, mas também pode ser muito mais forte com eles.

@coelhofernando

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