terça-feira, 3 de abril de 2012

Competência coletiva



Antes, no mundo profissional, a competência (e incompetência) era individual, cada um tinha a sua e não as falava para ninguém! O saber era uno, cada um por si e Deus por todos.

Hoje, numa época de velocidade, mudanças, alterações e rapidez de processos é preciso que as organizações saibam fortalecer as competências individuais de seus colaboradores, atreladas ao conjunto dos indivíduos do grupo (equipe).

Guimarães Rosa já dizia: - É junto dos bons que você fica melhor!

Para uma equipe (ou empresa) ficar intelectualmente fortalecida, ela precisa integrar competências, unir talentos e fortalecer o que cada um sabe fazer de melhor. Competência coletiva é aquela que admite a ideia do outro, acata e prática ideias distintas em favor de uma causa comum. 

Uma empresa focada em inteligência estratégica precisa entender dois princípios: o primeiro: QUEM SABE, REPARTE; e o segundo: QUEM NÃO SABE, PROCURA. Somando estes princípios a equipe que é boa tende a ficar cada vez melhor. 

Certa vez o filosofo Mário Cortella em entrevista a TV HSM partilhou que há três caminhos para o fracasso (ou para o sucesso, se você souber usar positivamente): não partilhar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.

Traduzindo, os três caminhos para o sucesso são: generosidade mental (repartir o que sabe), coerência ética (respeito pelo grupo) e humildade intelectual (nunca se sabe o suficiente) – tudo isso fortalece a competência individual e do conjunto, da equipe, da empresa, do mercado, do mundo!

Você e sua empresa estão preparados para o conhecimento deste século? O conhecimento colaborativo?

@coelhofernando

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