segunda-feira, 16 de abril de 2012

Look Market com André Fernandes


Jornalista de formação, publicitário por vocação!

Meu convidado da quinzena para o Look Marketing é também Administrador e Especialista em Comunicação Organizacional, atua há mais de 15 anos no mercado publicitário e é um dos criativos mais respeitados do estado.  Ideias não lhe faltam, aliais boas ideias.

Meu papo desta semana é com André Fernandes, redator da Ideia Propaganda.
Aprecie sem moderação!

Look Market com André Fernandes

Blog do Fernando: Para você o que é ideia, e o que é uma “puta ideia” na propaganda?
André: Na verdade, uma grande ideia depende, primeiro, de uma imersão no universo do cliente. Conhecer a fundo o negócio, produtos/serviços, mercado e concorrentes. Em seguida, deve-se buscar um raciocínio criativo e inteligente, que aborde as necessidades de comunicação da marca de uma maneira diferenciada. É um trabalho árduo, mas compensador, porque sempre traz resultados positivos para o cliente.
Blog do Fernando: As pessoas estão lendo cada vez mais notícias pela internet e vêm usando cada vez mais plataformas móveis para isso, segundo o IVC. As marcas locais estão se adequando sua comunicação às mudanças de hábitos dos consumidores? O que vem sendo vem neste aspecto regionalmente?
André: As marcas locais estão começando a entender esse novo consumidor. Não é fácil, porque é tudo muito recente. O grande desafio agora é saber como trabalhar as marcas nas redes sociais. Vejo iniciativas bacanas nesse sentido, como algumas ações dos shoppings.
Blog do Fernando: No início do ano, entre as metas para 2012, você prometeu que não assistiria mais o Big Brother Brasil. Como Comunicólogo e Publicitário, como você analisa o programa, os merchandisings e o retorno de imagem para as marcas anunciantes? O programa ainda é um bom investimento para as marcas?
André: O programa ainda tem um grande potencial de merchandising, principalmente para lançamento de produtos. Agora acho que o formato está cansado. Assisti às primeiras edições. Hoje, prefiro usar esse tempo para brincar com meus filhos, correr, navegar pela internet, ler um bom livro ou tomar um chopp com os amigos. Ou seja, fazer coisas mais interessantes.
Blog do Fernando: Uma das contas mais importantes e antigas da Ideia Propaganda é a Universidade CEUMA. Conversando com Beth Furtado ela explanou que a Classe C mudou e questionou se as marcas estão mudando para acompanhar as mudanças da Classe C. A pergunta é: esse público tem anseio em ingressar na universidade, como é publicitar uma marca que tem como público classes distintas com personalidades plurais sem estigmatizar uma ou outra?
André: Fizemos isso na última campanha, que tinha como conceito a ideia de que todos os perfis se encontram no Ceuma, atendendo às expectativas de todos esses públicos. Com uma linguagem jovem, mostramos que a instituição tem espaço para todos, independente de crença, sexo, raça, hobbies, etc. A campanha bombou, gerou paródias na internet e trouxe resultados maravilhosos para o cliente. Foram mais de 14.000 inscrições no vestibular e mais de 3.500 matrículas efetuadas. Sem dúvida, um dos maiores cases da Ideia.
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, da vida e do mercado?
André: Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder. Trecho da música Go Back, dos Titãs, que levo sempre comigo.
Mini-currículo:
André Fernandes é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e em Administração de Empresas pela Universidade Ceuma. Pós-graduado em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão, atua no mercado publicitário há mais de 15 anos, nas áreas de criação e planejamento/atendimento. Passou pela CM’Dois e desde 1997 faz parte do time de criativos da Ideia Propaganda. Em 2007, começou a lecionar no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Ceuma. É ainda diretor da Casulo Cursos e editor do blog www.andrefernandes.blog.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário