Você com certeza já deve ter escutado o ditado “Mais vale um
passarinho na mão do que dois voando”. Pois é, no mundo dos negócios mais vale
um cliente fiel do que vários vulneráveis.
Hoje a maior preocupação das empresas é reter seus clientes,
que estão cada dia mais exigente, paradoxais e infiéis. De acordo com a
American Marketing Association, as empresas perdem todos os anos 10% dos seus
clientes.
E como retê-los? Relacionamento! Essa é a palavra chave do
sucesso.
Não basta mais ter um produtos de qualidade e preço acessível
– isso, eu ousaria dizer que é um pré-requisito para quem deseja ingressar no
mercado.
Vendas não é tudo, depois do contrato assinado, os clientes
precisam continuar se sentido importante, atenção contínua é fundamental.
Estudos recentes apontaram que o aumento de 2% nos níveis de
retenção dos clientes resulta em um ganho de 10% nos lucros de uma empresa. E
mais: atingir 5% de redução na taxa de perda de clientes significa elevar os
lucros de uma empresa em 25% ou mais, dependendo do setor de atividade.
Hoje, o marketing de relacionamento se configura como uma das
ferramentas essenciais para a fidelização de clientes. O Papa do Marketing,
Philip Kotler já dizia: Os investimentos em marketing de relacionamento
oferecem ótimo retorno com clientes que possuem horizontes longos de tempo e
altos custos de mudança.
Cliente satisfeito e que recebe atenção antes, durante e
depois, torna-se fã da marca, retorna, indica e é o melhor divulgador da sua
empresa, já um cliente perdido por desilusão, pode ser o maior agressor da sua
marca, ainda mais em tempos de redes sociais.
Como você esta gerenciando seus clientes? Você está
investimento mais em conquista de novos clientes ou na fidelização dos já
existentes?
Pense nisso!
@coelhofernando
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