segunda-feira, 21 de maio de 2012

Look Market com Gabriel Rocha



Meu convidado da semana é uma das revelações do mercado atual. Formado em Publicidade e Pós Graduando MBA em Marketing Estratégico e Comunicação ele já conheceu os dois lados da moeda: foi cliente e hoje é agência. Com passagens pelas empresas Credishop Cartão de Crédito, Assim Propaganda e hoje na AG.10 ele acumulou bons conhecimentos nas áreas de mídia e marketing.
Apreciem sem moderação meu bate papo com o Profissional de Mídia, Gabriel Rocha.
Look Market com Gabriel Rocha
Blog do Fernando: A área de mídia será uma das mais desafiadoras da nossa atividade nos próximos anos. Assim como na área de marketing, o Mídia precisa entender a logística social, cultural, tecnológica e toda dinâmica mercadológica que se vive (e que já se viveu). Diante de tantas possibilidades e de um público cada vez mais heterogêneo, como é possível pensar estrategicamente a mídia?
Gabriel: Acredito que esta mudança na área de “mídia” já é muito perceptível, o que é bom tanto para o profissional da área como para o cliente. O Mídia para pensar estrategicamente tem que ser full time, ser observador e sempre pensar além dos que outros enxergam para cada público, sabendo de forma consciente diferenciar um do outro, para que se obtenha um melhor resultado.
Blog do Fernando: O profissional de mídia é um grande criativo também, ele pode colaborar com todas as áreas: planejamento, criação, produção e atendimento. Como você ver a atuação do Mídia hoje na nossa região e o que você consegue enxergar para o futuro?
Gabriel: Em relação a isso, as próprias agências da região já avistam o profissional de mídia como um criativo e essencial nas colaborações com diversas áreas da agência. Cada vez mais observo em nosso mercado uma valorização pela área e até certa escassez de profissionais com este espírito e qualificação. Vejo a mídia como desejo de muitos formandos (só perdendo pra criação – rsrs ), mas poucos procuram o “algo+” que é necessária à habilitação.
Blog do Fernando: Hoje as agências possuem departamentos exclusivos de mídias digitais, Paulo Cesar Queiroz , Vice-presidente Executivo da DM9DDB diz que “essa história de mídia off/on é algo que só faz sentido para aqueles que não nasceram no mundo digital”. O que você acha dessa divisão?
Gabriel: Sou suspeito para falar deste assunto (rsrs). De certa forma acho sadia esta divisão uma vez em que estes dois departamentos trabalharem de forma alinhada. Mas o que não impossibilita o “Mídia tradicional” buscar mais conhecimento sobre a área digital. Eu mesmo recentemente senti um pouco de dificuldade em um plano de mídia digital, mas já estou buscando mais informações para não ficar pra trás. E sempre buscar atributos que me tornem um Mídia completo.
Blog do Fernando: O jornalismo na internet sem duvidas só vem crescendo. Os investimentos em publicidade digital acompanha esse crescimento? Como os anunciantes se comportam em relação a essas mídiaS? (não falo de mídias sociais, mas sim do digital como todo).
Gabriel: Oxi, e como estão crescendo! A maioria dos anunciantes já sente a necessidade de estar inserido neste contexto. E temos muitas formas bacanas de agregar valor à marca do cliente neste meio, o trabalho de branding é muito importante, pois se trata de um meio rápido e da mesma forma que alavanca o cliente pra cima, pode o destruir.  
Blog do Fernando: Em uma frase, qual seu look market? Qual sua visão do mundo, da vida e do mercado?
Gabriel: “Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro é consequência do presente.” Frase do grupo de rap Racionais Mc’s que mantenho como verdade em minha vida.
Mini-currículo:
Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Pós Graduando MBA em Marketing Estratégico e Comunicação. Já atuou no setor de Marketing do Cartão Credishop S/A, Mídia na Assim Propaganda e hoje é Mídia na AG10 Propaganda. Membro da Comissão organizadora do Circuito de Criação Publicitária (nas suas 7º edições) e Co-autor do e-book “Quem Faz a Propaganda Maranhense”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário