2011 definitivamente já chegou, pelo menos é o que vejo direto no Facebook!
Ano novo, tendências novas. Já escutei que o Orkut irá acabar e que o Facebook irá saturar, mas, como sou apenas um profissional atento as convergências, deixarei com os especialistas em mídia e, segundo eles o que muda neste novo ano é o seguinte:
1. As empresas devem se aproximar dos seus clientes: as marcas têm que ver o target como “comadres”, pedir uma xícara de açúcar no vizinho será fundamental. O relacionamento tem que ser intimo de verdade, o cliente tem de perceber que as empresas não estão em busca de vendas e sim de RELACIONAMENTO.
2. Sociedade Virtual é o que eu chamaria de exibicionismo on-line, os consumidores sentem a necessidade de mostrarem o que tem e isso eles farão nas redes sociais. Segundo o CHMMKT os especialistas afirmam que as marcas mais bem faladas serão aquelas que oferecem algum tipo de símbolo de status que o consumidor possa exibir para seus amigos.
3. Voltando ao relacionamento, as marcas devem estar mais intimas, logo sua presença off-line deve ser também, mais forte. O corpo a corpo fará toda a diferença este ano.
4. Hoje qualquer compra, seja presencial ou virtual, tem pesquisa antes feita pela net. Em 2011 este comportamento será reforçado pelas redes sociais, o consumidor não somente pesquisará como comentará na rede o que acham sobre os produtos e serviços.
5. Integração: nem só TV ou jornal, nem só facebook e MSN. O negócio nesse ano é integrar as mídias. O consumidor pode estar em todos lugares ao mesmo tempo, ou em apenas um, o mercado é plural. Em 2011 o on-line tem de andar junto com o off-line.
Além de tudo isso o fundamental mesmo é estar atendo aos desejos e necessidades dos consumidores.
Simples, simples!
Nenhum comentário:
Postar um comentário