segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

De Onde Vem a Inspiração?

Para você trabalhar com criação, você precisa ser criativo? A resposta é sim e não!

Paradoxo? Não, vou explicar.

A criatividade é um exercício diário, que depende de repertório, ou seja, depende de vivências diárias e diferentes. Tudo o que você vive, ver, ler e faz serve de inspiração para o processo criativo. Uma situação do cotidiano pode ser materializada sim em uma peça publicitária.

Mas a inspiração nasce da onde?

Segundo os antigos gregos e romanos, a criatividade era uma intervenção divina externa, eles não acreditavam que a criatividade vinha do ser humano, considerando, portanto, ser um espírito sublime que vinha de fontes externas e não do indivíduo.

Depois veio o renascimento e o homem passou a ser o centro do universo, já não havendo espaço para criaturas místicas, a racionalidade passa a imperar. Acredita-se agora que a ideia surge do ser humano. Bingo! Acertou-se!

Então, o que o criativo faz é um exercício diário de inventividade, buscando no seu HD situações que possibilitem a associação com o desejado. Por isso é importante que se leia e assista de tudo, de tudo mesmo, da Turma da Mônica a Veja, de Big Brother a Pequenas Empresas, Grandes Negócios. E viva muito também, freqüente shows de forró, MPB, rock, gospel, teatro, e preste atenção nas letras e no comportamento dos freqüentadores. Preste atenção também no comportamento das pessoas nos shoppings, restaurantes, no trânsito, na rua. Viaje sempre que der e conheça novas pessoas...

Ligue seu “olhodrómo” e preste atenção em tudo! Daí surge à inspiração.

Então por ser um exercício diário, que muito tem a ver também com a atitude, finalizo o post com a frase de Thomas Edison: Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

Reflita!

3 comentários:

  1. Transpirar é por a mão na massa, colocar para fora a idéia! Inspirar é encher-se de todas as experiências e completar o vazio até formar uma idéia... portanto não concordo que a inspiração seja apenas 1% !

    Você pode passar uma semana pensando, planejando, inspirando-se, acrescentando novas idéias para aquele projeto e um dia executando ;)

    ResponderExcluir
  2. Para mim tanto a inspiração (repertório) como a transpiração (atitude) são importantes. Talvez dependa 50% de cada uma das variáveis. Finalizei o texto com a frase do Thomas para mostrar a importância da atitude correta, que muitas vezes falta às pessoas de ideias. Contudo, o que você disse é de extrema relevância!

    ResponderExcluir
  3. Acredito sim na criatividade trabalhada diaramente. o convivio com pessoas graduadas, experientes, crianças, favelados... todos contribuem na sua carga de valores, e de alguma forma te levam a ver as coisas de vários ângulos, o que fará de você uma pessoa q pensa fora da caixa "criativa" sendo usada para qualquer area ou meio em que atue! Muito bom post Fernando!

    ResponderExcluir