quinta-feira, 3 de maio de 2012

B2B, B2C,C2C. Qual é a diferença?



Uma empresa (ou um profissional) possui diversos stakeholders. 

Só para recordar, pois já falei por aqui, stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse ou seja afetado por um projeto seu, pode ser a comunidade, outras empresas, concorrentes, fornecedores, governo, família, etc.

Independente de com quem você está se relacionando no momento, uma coisa você precisa estar ciente: Relacionamentos são vias de mão dupla.

Pulando essa parte, o post de hoje é mesmo para explicar a sopa de letras que encabeça o titulo do texto: B2B, B2C,C2C. Qual é a diferença?

Uma organização pode ser relacionar com os mais diferentes públicos ao mesmo tempo, a exemplo de uma concessionária de veículos novos, que trabalha com o consumidor final, governo e empresas privadas.

Vamos às diferenças das siglas:

B2B (Business to Business)

São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B. É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras abaixo quando generalizada. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas.

B2C (Business to Consumer)

É o comércio entre a empresa e o consumidor. Este é o mais comum. Em uma concessionária, por exemplo, é o que mais se pratica.  

C2C (Consumer to Consumer)

Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). O exemplo são os sites de leilão como o Ebay ou Classificados On-line.

B2G (Business to Governement)

São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores, numa concessionária geralmente é feito através do departamento de Vendas Diretas.

Só para relembrar: Independente de quem seja seu público, relacionamentos são vias de mão dupla.

@coelhofernando

Um comentário:

  1. Bom dia!!!
    Sr. Fernando,
    Ao procurar o significado das siglas acima no GOOGLE eu encontrei o seu blog que foi direto e esclarecedor.
    Tenho 31 anos, sou formado em Planejamento Estratégico pela UNI9 SP e pretendo voltar no meio deste ano a estudar para poder me graduar em ADM e depois iniciar uma PÓS em MKT ou PUBLICIDADE.
    Trabalho na PBKIDS BRINQUEDOS há seis anos e há dois anos fui convidado pela empresa a estruturar o departamento de Vendas Corporativas.
    Este ano a PBKIDS uniu forças com a RI HAPPY e hoje faço parte do departamento de e-commerce no setor de novas parcerias onde estamos oferecendo parcerias com empresas que queiram “beneficiar seus funcionários sem ter custo algum para empresa”.
    Tenho o interesse de trabalhar na área de mkt e ou publicidade e gostaria de pedir ao senhor que se possível for, indicasse alguns bons cursos, livros, sites e blogs que falam sobre o mkt no e-commerce para que eu possa cada vez mais me aprimorar na área e me tornar um grande profissional da área.

    Obrigado.
    Ab,
    Victor

    ResponderExcluir